Saúde da mulher recebe atenção redobrada nas UBS´s em Sapiranga

Em 2020, mais de 80 mulheres optaram pela colocação de DIU pela rede pública (Foto: Ministério da Saúde)

Sapiranga – A Secretaria de Saúde realiza mais de 300 atendimentos de cuidado à saúde das mulheres nos últimos dois anos em Sapiranga. De janeiro a dezembro de 2019 foram 125 procedimentos, entre eles, a colocação de dispositivo intrauterino (DIU), total de 80, e a realização de exame de colposcopia/biópsia de colo de útero, somando 45. No mesmo período de 2020, a Secretaria Municipal de Saúde realizou 207 atendimentos, sendo que 83 deles foram de inclusões de dispositivo intrauterino e 124 exames de colposcopia com biópsia de colo uterino.
Conforme informações da Secretaria de Saúde, a inserção do DIU sempre foi realizada, mas não de forma que abrangesse tamanha demanda. “Em 2019, a lista de espera era enorme e, através de mutirões aos sábados, conseguimos zerar nossas demandas e, em 2020, seguimos com a agenda. Atualmente, estes procedimentos são realizados dentro de 30 dias, após a solicitação”, informou a secretaria por meio de nota.
As mulheres que desejam colocar o DIU precisam estar com seus exames preventivos em dia, com exame de pré-câncer atualizado, e realizar um ecografia transvaginal. Após, o procedimento é agendado.

Demanda impulsiona ampliação para os bairros

O DIU ofertado pela Secretaria da Saúde é o de Cobre, com duração de 10 anos. Atualmente, o procedimento é realizado na Unidade Central, mas será ampliado para as UBS´s São Luiz e Amaral Ribeiro em razão do aumento da demanda. “Assim conseguiremos ofertar mais
serviços para a comunidade”, pontua a secretaria. A ampliação dos serviços para a UBS São Luiz e UBS Amaral Ribeiro foi pensado na
descentralização e como uma forma de facilitar o acesso, além de ter profissional capacitado para a
realização do procedimento. A partir de 1 de fevereiro, estas unidades estarão aptas a realizar a inserção do DIU. A prestação de serviços da Saúde do município conta ainda com pequenos procedimentos ginecológicos como: cauterização química, drenagem de glândula de bartholin, exerese de pólipos de útero (conforme necessidade), realizados na Unidade Sanitária, no Centro. “Estes procedimentos são importantes pois fazem parte do tratamento de pequenas lesões ou situações que não necessitam aguardar encaminhamento para outros locais, como Porto Alegre”.