Saúde da mulher recebe atenção na rede pública de Campo Bom

Colocação de DIU nas pacientes ocorre no Centro Materno Infantil (CMI) Foto: PMCB

Campo Bom – A saúde da mulher tem recebido atenção redobrada na atenção básica de Campo Bom. A Secretaria da Saúde explica que conta com o planejamento familiar, um conjunto de ações que auxiliam as famílias a planejarem a chegada dos filhos e também a prevenirem a gravidez, sendo uma das alternativas a colocação do dispositivo intrauterino (DIU).
Para isso, a paciente pode comparecer ao Centro Materno Infantil (CMI) nas quartas-feiras, a partir das 7h, para que seja agendado para o mesmo dia, à tarde, atendimento com a assistente social. A partir dessa conversa, são feitos os encaminhamentos necessários para que a paciente possa colocar o DIU. “Ela precisa ter um resultado de Citopatológico de Colo Uterino atualizado sem qualquer alteração, assinatura do consentimento para o procedimento, encaminhamento ao ginecologista para colocação do DIU, encaminhamento para ecografia e revisão após a colocação”, explica o secretário da Saúde, João Paulo Berkembrock.
O DIU de cobre, quando inserido dentro do útero, exerce ações locais que evitam a gestação, apresentando-se como um método seguro para, a longo prazo, evitar a gravidez.

Em 2019, foram inseridos 78 dispositivos; no ano passado houve uma redução para 50

O DIU pode ser usado em qualquer idade do período reprodutivo, sem a necessidade da intervenção diária da mulher e sem prejudicar a sua fertilidade futura. Em Campo Bom, conforme dados da Secretaria de Saúde, foram inseridos 78 DIUs no ano de 2019 e 50 em 2020. “No ano passado, houve menos procura pelos serviços de saúde por conta da pandemia”, pontua o secretário João Paulo.

EXAMES PARA MULHERES

Campo Bom ainda oferece outros serviços voltados para a saúde da mulher, tais como os exames citopatológicos, que são realizados nas unidades de saúde de referência da paciente. No caso de resultado de CPs alterados, a paciente é encaminhada ao Centro Materno Infantil para a realização de colposcopia; e mamografia, cujas solicitações são realizadas nas unidades de saúde de referência da paciente.
No caso de alterações nestes exames, a paciente poderá ter a necessidade de realizar exames complementares e ser encaminhada ao CMI para avaliação com mastologista.
O prefeito Luciano Orsi destaca que o planejamento familiar é uma das tantas ações da Secretaria de Saúde, sempre voltadas à melhor qualidade de vida da comunidade de Campo Bom. “A saúde da mulher é uma preocupação constante da nossa gestão e estamos sempre buscando aprimorar o atendimento e aumentar a oferta de serviços, prezando ainda pelo bom atendimento, pelo bem dos campobonenses”, disse o prefeito Luciano.