Saúde bucal recebe atenção especial nas escolas da região

Atualmente não é preciso mais sofrer com a falta de informações em relação aos cuidados com os dentes, como há anos atrás acontecia e decorrentemente ocasionava vários problemas dentários, muitas vezes, irreversíveis.
O que parecia uma tarefa chata, vem sendo pautada de forma mais divertida e com maior atenção nas escolas da rede pública da região, onde os estudantes têm recebido orientação odontológica diferenciada.
Através de programas que estimulam a higiene bucal, os estudantes ganham escova e pasta de dente para usar dentro das escolas, junto com palestras e orientação na sala de aula.
“Os alunos esperam ansiosos pela nossa visita.  Sempre programamos aulas diferenciadas e divertidas, que envolvem a atenção das crianças”, disse a dentista de Sapiranga, Daiane Tatsche.
Ação dos programas
Em Nova Hartz, existe a atuação contínua de dentistas nas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e nas escolas. Assim como Araricá, as escolas do município também têm parceria com o Programa Sorrindo para o Futuro. Além do acompanhamento nas escolas e nas ESFs, a Unidade Básica de Saúde Central também possui atendimento odontológico.
Em 2010, o Programa Sorrindo para o Futuro atuou em 362 municípios, envolvendo 257.697 crianças em 2835 escolas.
Em Campo Bom, durante o ano de 2013, foram realizados mais de 35.000 procedimentos odontológicos na rede pública.
sORRINDO PARA O FUTURO EM ARARICÁ
O Programa Sorrindo para o Futuro está atuando nas escolas de Araricá e oferece aos alunos uma escova e creme dental. Fichas de inscrição para participar do programa são enviadas para todos os alunos, que assim são cadastrados na Secretaria de Saúde. Cada aluno fica registrado com um número, que será monitorado pelo SESC, que é o realizador do programa, em parceria com as escolas.
Além de promover a saúde, o Sorrindo para o Futuro promove a formação de hábitos saudáveis, que consolidem as melhorias de saúde conquistadas, estimulando responsabilidade com a saúde.
Através de parcerias, o programa viabilizou a formação de uma rede de profissionais de saúde e de educação, que têm atuado conjuntamente na promoção de saúde no meio escolar, gerando ganhos reais para a  saúde e qualidade de vida das comunidades atendidas.
Visitas mensais
Em Sapiranga existe um programa de prevenção à saúde bucal que encaminha profissionais da rede pública em todas as escolas municipais para visitas mensais, onde trabalham educando e brincando com os alunos, enquanto ensinam a escovar os dentes. Os alunos recebem flúor, escova e pasta de dente do programa.
Campo Bom
O município conta com três consultórios odontológicos dentro de escolas, onde são realizados trabalhos  preventivos e curativos em saúde bucal. Os agendamentos são feitos pelas escolas através das secretarias. Todos os estudantes do Município têm acesso ao serviço.