Sapiranguenses terão duas pistas de skate no Parcão

Novidade | Além da pista vertical, própria para competições, Sapiranga terá uma pista street

Sapiranga – Há tempos, os skatistas do município sapiranguense aguardam para ter sua famosa pista de skate, projetada desde 2010 e colocada em prática no último ano. Nos últimos meses, a tão sonhada pista tem tomado forma em uma área dentro do Parque Municipal do Imigrante.

Sendo construída com o valor de R$ 950.183,81, recursos provenientes do Ministério do Esporte, a futura pista de skate, que segue padrões internacionais e é própria para receber competições, terá cerca de 6 metros de altura. “Foi feita a parte de concreto, o revestimento final de concreto, que é uma parte bem trabalhosa da obra. Depois dessa parte, há um ‘tempo de cura’, como o pessoal diz, para que possamos seguir com a obra”, explica Edison Conceição, secretário de Planejamento de Sapiranga. O secretário também explica que a estrutura de ferro, que irá compor a parte de cima da pista, está sendo montada fora do Parque, para ser trazida ao local da obra no momento de sua colocação. “A nossa meta é montar essa estrutura antes do início da Festa das Rosas”, projeta Conceição – a Festa deste ano inicia no outro final de semana, no sábado do dia 12.

Porém, essa não é a única pista com a qual os sapiranguenses poderão contar. Conforme Conceição, está em aprovação final na Caixa Econômica Federal, a construção de uma nova pista de skate, do tipo chamado de pista street. “Ela será construída atrás da pista vertical. Essa é do tipo mais comum, para o dia a dia, tanto que o plano é que ela fique aberta para o uso das pessoas. A pista vertical é mais para competições”, comenta. Para essa segunda pista, também são utilizadas verbas do Ministério do Esporte.

Investimentos no esporte local

Conforme Conceição, o prazo que a empresa tem para finalizar a construção da pista vertical de skate, projetada de acordo com padrões internacionais, é até janeiro do próximo ano. “Dependendo da situação, podem até entregar a obra antes”, comenta. Além da montagem da estrutura de ferro, é preciso ainda realizar o acabamento da obra, construir as arquibancadas, os passeios que ficarão em volta da pista e o cercamento. “Ainda teremos o ajardinamento, a ser realizado pela Secretaria de Obras”, comenta Conceição.

Já para a segunda pista, há possibilidade de licitar as obras ainda neste ano – tudo dependendo da aprovação da Caixa Econômica Federal. Para a pista street, o recurso liberado pelo Ministério do Turismo foi de R$ 250 mil.

Além das obras das duas pistas de skate com as quais os sapiranguenses poderão contar, Conceição comenta que há outra emenda, que deve ser utilizada para uma quadra poliesportiva no Parque Municipal.

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664