Sapiranguenses em São Paulo

Aprendizado | Projeto escolar será apresentado na FEBRACE 2015. Prefeitura apoiou viagem do grupo

Sapiranga – Os alunos Ramon Kaizer Marques, Henrique Mohr e Arthur Henrique Alves, do Ensino Médio do Instituto Estadual de Educação de Sapiranga, estão participando entre os dias 16 e 20 de março da 13ª Feira de Ciências e Engenharia – FEBRACE 2015, em São Paulo.
Com a coordenação dos professores Tânia Becker, que ministra a disciplina de Seminário Integrado, e Josiel da Silva, professor de Geografia, o projeto “Desmatamento e Reflorestamento do bairro Centenário”, venceu a feira da escola, a Mostra IEESAPIENS, e foi selecionado para participar do evento na capital paulista. Durante o projeto, os alunos fizeram enquetes com os moradores, a respeito de um novo plantio de árvores no bairro, além de constatarem a importância de não interferir com o ambiente no bairro. “Por exemplo,  o banhado é importante para o arroio, sem ele, ocorrem mais enchentes”, diz Arthur.
Para auxiliar os alunos e Tânia – que os acompanhará durante o evento –  com as despesas da viagem, a Administração de Sapiranga destinou o incentivo de R$ 4.315,00. 
Experiência positiva
Os professores Tânia e Josiel destacam a experiência como positiva para os alunos. “Às vezes, os alunos estão acostumados a receber tudo pronto dos professores. Esse foi um caso em que eles tiveram que surgir com as ideias”, diz Tânia. Josiel destaca o despertar da curiosidade nos estudantes. “Eles vão poder descobrir sobre novas carreiras na Feira, quem sabe não se interessam por geologia?”, comenta.
Áreas Verdes
O caráter ambiental do projeto foi ideia dos estudantes e moradores do bairro Centenário, que se interessaram pelo tema. A pesquisa verificou os tipos de plantas adequados para cada tipo de solo e a situação das áreas verdes dentro do bairro. “Temos 15 áreas verdes no Centenário, mas não quer dizer que não há construções nelas. Podem ser pracinhas. O campo dos Gondoleiros é uma área verde, por exemplo”, diz Arthur.