Sapiranguenses comemoram conclusão do ensino fundamental em formatura do EJA

Sapiranga – Emoção, orgulho e reconhecimento tomaram conta do Centro de Cultura Lúcio Fleck, em Sapiranga, na última sexta-feira (06), quando 23 alunos das turmas da Educação para Jovens e Adultos(EJA), da EMEF Pastor Rodolfo Saenger e do CME Ayrton Senna, comemoram a conclusão do curso na solenidade de formatura.

Entre familiares, amigos, colegas e professores o evento também contou com a participação da secretária de Educação, Cláudia Kichler, e a prefeita Corinha Molling, que, juntamente com outras autoridades e professores, entregaram os diplomas aos formandos.

A solenidade contou ainda com a apresentação da turma de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, que interpretou a música Paciência, de Lenine.

A secretária parabenizou os formandos e reconheceu a dificuldade que muitos passam para poder voltar a estudar: “a gente sabe que é difícil, porque trabalhar o dia inteiro e sair de noite não é para qualquer um, não é fácil, mas a educação sempre vale a pena. Eu parabenizo, porque trabalhar às vezes o dia inteiro em uma fábrica e de noite estudar não é para qualquer um”.

“Uma pessoa que trabalha o dia inteiro, que tem família, de diferentes idades, que não tiveram oportunidade no passado e agora chegar a alegria do seu sonho de poder ter estudado, eu não tenho palavras, somente agradecer essas pessoas que aproveitaram a oportunidade”, destacou a prefeita Corinha Molling.

O que dizem alunos e professores

Stela Maris de Assis, professora do EJA
“O retorno é gratificante, porque se torna uma família, um carinho espontâneo. Uma noite como hoje para gente é um prêmio, uma coisa maravilhosa, porque eles correspondem, a gente aprende mais do que ensina, é uma troca.”

 

Marlise Marlene Haag, 45 anos “Meus filhos me incentivaram muito a voltar a estudar, e eu sempre tive vontade, só que eu não podia, porque nunca dava tempo, tinha os filhos pequenos e não consegui. Mas, na primeira oportunidade que eu tive, eu voltei.”

Alexandre Schmitt, 39 anos
“Não imaginava que ia voltar a estudar, conseguir chegar no final e pegar o diploma do ensino fundamental. E aconselho para quem não tem um estudo, voltar a estudar.”

 

 

Secretaria disponibiliza transporte e merenda para os estudantes do curso

O EJA possui dois “módulos”, o da alfabetização que engloba do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, e o dos anos finais, referente ao 6º a 9º ano e que concede o diploma do ensino fundamental. Os módulos têm a duração de um ano, com a formatura no encerramento do curso.

Segundo a secretária Cláudia Kichler, no próximo ano as escolas Pastor Rodolfo Saenger e Ayrton Senna continuarão a disponibilizar o EJA. De acordo com ela, é importante ter escolas em lugares distintos para facilitar o deslocamento dos alunos, e que além disso, é disponibilizado transporte para os que moram longe: “a gente quer que todos estudem e a gente incentiva”, declara Cláudia. Além do transporte, também é oferecida merenda para os estudantes.

Libras

No evento também se formaram as alunas e aluno do curso do segundo semestre de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), também realizado pela Prefeitura. Em sua apresentação da música “Paciência”, a turma interpretou em LIBRAS a canção e a frase principal da letra foi apresentada em português e em sinais.