Sapiranguense resgata relíquia alemã que iria virar motorhome

Recentemente, Rodrigo foi até a região dos Campos de Cima da Serra e fotografou o caminhão Foto: Rodrigo Tressoldi

Sapiranga – Um dos sonhos de criança do guarda municipal, Rodrigo Tressoldi, era um dia, ter o próprio caminhão de bombeiro. O sapiranguense, de 32 anos, que também é bombeiro voluntário em Nova Hartz, descobriu um anúncio na internet de um caminhão com características singulares: um Mercedez Benz 1113, ano 1973, fabricado pela empresa alemã Ziegel e que foi utilizado por anos, na cidade de Ditzingen, bem próxima de Stuttgart.
Com real interesse na compra, Rodrigo passou a negociar com um catarinense do município de São Carlos, que havia comprado o veículo raro para fazer um motorhome, mas acabou desistindo da ideia. Por anos, o caminhão de bombeiros Mercedez Benz foi utilizado pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Palmitos, em Santa Catarina. A corporação recebeu a viatura através de uma doação dos alemães, na década de 1990 sendo utilizado pelos bombeiros voluntários palmitense até 2018, quando saiu de combate, deixando espaço para outro caminhão, mais moderno.
Há três meses, em junho, Rodrigo finalizou a compra e voltou dirigindo o seu sonho de consumo/infância. Com a documentação em mãos, o caminhão foi registrado como veículo de coleção e a meta é deixá-lo o mais original possível.

Caminhão não está na ativa e se tornará peça lúdica

Além de possui este equipamento emblemático e que desperta o imaginário de milhares de crianças pelo mundo, o desejo de Rodrigo é justamente envolver as crianças com um projeto concebido por ele: “Quero preservá-lo como uma peça histórica que ele é. Esse caminhão é um sinal do laço que temos com a Alemanha, pois veio doado de lá para uma cidade de colonização alemã. Quando a pandemia passar pretendo levá-lo para as escolas de ensino fundamental onde quero estimular as crianças no lúdico, criar o interesse nelas no lúdico pois quem não brilha o olho quando vê um caminhão de Bombeiros?”, avalia.

“É uma peça histórica que merece ser preservada”, cita o bombeiro voluntário sapiranguense

Apaixonado pelo caminhão Mercedes Benz, Rodrigo até circula por Sapiranga e outros municípios do Estado com o veículo: “Mas, retirei a adesivagem que possa, por ventura, confundir ele com uma viatura operacional do CBMRS. Posteriormente, registrei o caminhão como veículo de coleção e estou fazendo pequenas intervenções e manutenções para deixá-lo com a manutenção em dia. É uma peça histórica que merece ser preservada”, pondera Rodrigo.

O caminhão ABT (Auto Bomba Tanque) que Rodrigo resgatou possui capacidade de 2.500 litros, tração nas quatro rodas e a bomba de água tem vazão de 1.600 litros por minuto: “Na Alemanha existe uma rede de hidrantes muito boa, então, ele precisa ter água suficiente para iniciar o combate ao incêndio e ser conectado a um hidrante ou a um Auto Tanque (AT)”, exemplifica o bombeiro voluntário do quartel de Nova Hartz, mas que é Guarda Municipal na cidade de Sapucaia do Sul.