Sapiranguense dedica 25 anos da sua vida para cuidar de cães e gatos abandonados

Quando se mudou para a chácara onde mora, Glaci cuidava de “apenas” 22 cães Fotos: Arquivo pessoal

Por Henrique Ternus

Sapiranga – A compaixão para com os animais é uma das mais nobres virtudes da natureza humana. Mas já pensou ter que cuidar de 77 cães e 50 gatos, ao mesmo tempo que precisa realizar tratamento para quatro doenças diferentes? Esta é a realidade de Glaci Wirth, moradora de Sapiranga que convive com essa tarefa muitas vezes difícil, mas, como ela mesmo define, de muito amor.

Glaci tem 62 anos e é aposentada por tempo de trabalho há 12, mas sua dedicação aos cães começou pelo menos 25 anos atrás. Além disso, desde 2013 ela sofre com osteoporose, fibromialgia, osteoartrite e gastrite, e precisa realizar o tratamento com nove medicamentos.

Por causa disso, Glaci possui muitas limitações para cuidar de tantos animais ao mesmo tempo. Ela afirma que há dias em que não consegue nem levantar da cama com dores, mas, quando está bem, trabalha em função dos bichinhos do momento em que acorda até a noite. Ela conta com a ajuda de um senhor, que vai ao local três ou quatro vezes durante a semana, por pelo menos duas horas, porém isso aumenta ainda mais seus gastos. “O amor cuida todas as feridas, e é dele que eu tiro as forças pra dar conta”, destacou Glaci.

Glaci quer ajuda para os animais e para ela também

Para conseguir dar conta de todos os cuidados necessários que os animais precisam, como alimentação, limpeza dos espaços, dar banho nos animais, além de todos os cuidados médicos, como consultas, castrações e vacinas, Glaci está disponível para receber doações. Segundo a aposentada, rações e sachês, assim como fígado de frango, são os principais alimentos para os animais que podem ser compartilhados. Além disso, ela pede ajuda com cestas básicas para que ela possa também se alimentar — já que seu salário mensal é baixo, em função dos animais, dos remédios e das contas altas — assim como produtos de limpeza, principalmente sabão em pó. As doações podem ser combinadas diretamente com a Glaci, no WhatsApp (51) 99988-6831, ou feitas através da Vakinha online, no link http://vaka.me/1030300.