Sapiranguense de 62 anos realiza cirurgia após solicitação ao MP

Foto: Bruno Morais

Um drama familiar que se arrasta desde 2016 está próximo de ser resolvido. Silvia Teresinha da Silva Teixeira, de 62 anos, sofre há mais de 5 anos com o rompimento de uma hérnia que comprometeu o seu intestino e resultou em uma ferida não operada que causa dores e muita angústia.

 

Há mais de 20 anos, Silvia teve que recorrer a alguns tratamentos clínicos decorrente de um câncer no intestino descoberto em 2001, que rapidamente foi tratado e curado assim que identificado. Entretanto, os problemas que já pareciam distantes voltaram a aparecer na região abdominal em 2016, quando a senhora passou a ter dores e a apresentar manchas na região onde, posteriormente, seria identificada a hérnia. Após um tratamento inicial, a orientação médica foi de voltar para casa. Poucos dias depois, a hérnia se rompeu e a família buscou ajuda no Hospital Sapiranga. Desde então, buscavam a internação em Porto Alegre em um centro clínico especializado em cirurgias deste molde, mas diversas vezes tiveram esse prazo adiado.

Desde o início, o enfermeiro e vereador Leandro Costa vem acompanhando o caso e buscando auxiliar Silvia e as filhas que cuidam dela sempre que possível. Seja com curativos ou em idas à UPA, a intenção maior sempre foi o encaminhamento para cirurgia, na tentativa de solucionar este contratempo clínico.

Na última quarta-feira, 2, Leandro, Silvia, a filha Denise e seu marido foram até Porto Alegre na tentativa de internação da mulher e, posteriormente, a intervenção cirúrgica. Após uma negativa, se dirigiram até o Ministério Público de Sapiranga para buscar uma ordem judicial, solicitando a internação da paciente. Na segunda-feira, 7, após receberem a ordem, houve uma avaliação de saúde da sapiranguense. A paciente foi internada e já passou por cirurgia.

Expectativa positiva

Tamara Joana da Silva, filha de Silvia. “Já faziam seis anos que ela estava nessa situação. Eu como filha, falando por mim e pelas minhas irmãs, não aguentávamos mais. Esperamos muito que dê tudo certo e que possamos voltar a ter a nossa vida normal”.

Leandro Costa, vereador e enfermeiro de Sapiranga. “A cirurgia ocorreu bem. Silvia já está no quarto. As acompanhantes já estão com ela. A previsão é de alta no final de semana, mas, por enquanto, ainda não temos a confirmação”.