Sapiranga vai investir R$ 300 mil na compra de brinquedos pedagógicos

Brinquedos serão direcionados para as instituições de ensino com turmas de pré-escola Foto: Melissa Costa

Sapiranga – Já está em processo de licitação a compra de 13 kits de brinquedos pedagógicos para escolas da rede municipal de Sapiranga. No total, cada kit terá 50 itens e o investimento previsto é de R$ 300 mil, podendo ser menor, dependendo do resultado da licitação.

 

A secretária de Educação, Cláudia Kichler, ressalta a importância da compra, cujos brinquedos serão direcionados para as turmas de educação infantil de 13 instituições de ensino do município. “Nessa fase da criança, a essência é o brincar, o lúdico, e precisamos sempre estar investindo na aquisição de novos brinquedos. Essa renovação é algo que precisa ser feito de tempo em tempo, pois as crianças usam muito os materiais e, por esse uso, por consequência, há um desgaste maior; mas o objetivo é esse: comprar e usar bastante”, destaca a chefe da pasta da Educação.

 

A previsão é de que os materiais estejam à disposição da prefeitura até final de novembro e início de dezembro. Com isso, eles já estarão relocados nas escolas para serem usados a partir do próximo ano letivo por todas as turmas de pré-escola.

A compra dos brinquedos será custeada com uma emenda parlamentar do ex-deputado federal Renato Molling.

Expectativa é de que as aulas possam retornar no mês de fevereiro de 2021

A expectativa da secretaria é de que as aulas possam retornar em fevereiro de 2021. “Toda a preparação está sendo feita para isso. Claro, tudo vai depender de como vai estar a situação da pandemia, mas a organização que estamos fazendo e o calendário que estamos deixando pronto é com essa previsão”.

Kits recheados de novidades

Conforme informações da Secretaria de Educação, que fez uma análise e seleção criteriosa para a montagem dos kits, eles contarão, entre outros brinquedos, com bonecas, bolas, carrinhos, fantoches, casinha de boneca de madeira mobiliada, jogos de quebra-cabeça, caminhões, jogos de memória e outros joguinhos que despertam a criatividade e atenção dos pequenos da pré-escola. “Todas as instituições receberão os mesmos kits, que foram montados de forma muito cuidadosa. O brinquedo é muito importante, as crianças nestas idades estão em uma fase que aprendem através da brincadeira, do lúdico e, por isso, esse investimento é tão importante”, reforça a secretária de Educação, Cláudia Kichler.