Sapiranga vacinará professores a partir de segunda. Campo Bom e Parobé aplicam as primeiras doses

 Região – Seguindo orientações jurídicas e de entidades como a Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), as prefeituras do Vale do Sinos e Paranhana iniciaram a vacinação dos educadores. O primeiro município a iniciar a imunização coletiva dos professores foi Campo Bom na quarta-feira (12). Na Escola Municipal Octacílio Ermindo Fauth, no bairro Vila Rica, a primeira profissional da área a receber o imunizante foi a diretora, Ana Paula Guimarães Fiuza. “A emoção é enorme em ser a primeira professora a receber a vacina. É uma luz no fim do túnel e renova as esperanças dos educadores receberem a vacina. Temos a certeza que conseguiremos retomar nossas vidas. Este é o momento mais histórico para nós, em Campo Bom”, avaliou a professora. O município aplicará 1.830 doses da vacina da Fiocruz.

 

O prefeito, Luciano Orsi, reforçou que o momento é ímpar para o município. “Desde o começo a orientação e a vontade de toda a equipe foi de vacinar todos o quanto antes. Temos dito que o lugar da vacina é no braço do cidadão. Pela eficiência do trabalho e de todo o comprometimento da equipe de vacinação, conseguimos cumprindo todas as fases do Plano Nacional de Imunizações (PNI), poucos municípios fizeram isso, conseguimos avançar e iniciar a vacinação dos professores e de todos os trabalhadores da educação das escolas. De quarta até sexta-feira (14), estaremos vacinando professores, auxiliares de ensino, estagiários, serviços gerais e todos os trabalhadores da educação”, comemora Orsi.

 

Prefeitura de Sapiranga anuncia vacinação dos
profissionais da educação na próxima semana

A Prefeitura de Sapiranga informa que a mobilização para vacinar os professores ocorrerá a partir da segunda-feira (dia 17), das 8 às 13 horas, nos três locais de vacinação (Drive Thru no Parcão, UBS Ferrabraz e USF São Luiz). O primeiro grupo a ser vacinado será o da Educação Infantil, posteriormente, a vacinação será ampliada para os profissionais da rede pública estadual e particular. Com a chegada das demais doses, a vacinação será ampliada para educadores do Ensino Fundamental e Médio. Serão aplicadas nesta etapa cerca de 700 doses da AstraZeneca/Oxford. No sábado (dia 15), serão distribuídas senhas para quem precisa tomar a segunda dose da Coronavac, no Parcão.

 

Começa a vacinação em Parobé

Os professores e integrantes das instituições de ensino, em Parobé, começam a receber a vacina contra o coronavírus nesta quinta (dia 13). “Sempre foi do nosso entendimento a importância de imunizar o grupo dos profissionais que prestam serviço nas unidades de ensino de Parobé, mas só definimos por efetuar essa imunização após seguir rigorosamente o PNI e atingirmos cada uma das nossas metas, sem comprometer os demais grupos prioritários”, destaca.

Equipes de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde irão até as unidades escolares para aplicar o imunizante. “Começaremos na quinta-feira pelas escolas de educação infantil e, seguiremos nos próximos dias, conforme o fluxo, para escolas de ensino fundamental, médio, profissionalizante e NEJAP. Estaremos entrando em contato com as escolas e vamos explicar como funcionará esse processo. Além de professores, auxiliares de ensino, auxiliares de cozinha, entre outros também receberão a vacina”, aponta Picucha.