Sapiranga toma medidas para proteger o Ferrabraz

Ações | Audiência Pública foi passo necessário para que a Unidade de Conservação do Morro seja registrada

Sapiranga – Na noite de terça-feira (28), a Prefeitura de Sapiranga, por meio do Departamento de Meio Ambiente (DMA), deu mais um passo para garantir a preservação do Morro Ferrabraz. O assunto, que foi amplamente discutido, devido à possibilidade de instalação de uma linha de transmissão de alta tensão na zona norte do Morro, que ficaria a cargo da empresa Eletrosul, voltou a ser pauta de uma audiência pública na última terça-feira.

A audiência pública teve presença da prefeita Corinha Molling e foi realizada na Câmara de Vereadores do município. “Discutimos, na audiência, o limite da Unidade de Conservação do Morro Ferrabraz. Essa Unidade será registrada junto à Secretaria do Meio Ambiente do Estado. Esse cadastro fará com que a proteção ao Morro Ferrabraz, que já existe a nível municipal, com a Lei 5.900/16, seja estadual. É uma forma de reforçar a proteção”, explicou o diretor do DMA, Alex Trombini.

Eletrosul pondera

Em contato com o Jornal Repercussão, a Eletrosul informou que está sendo avaliada uma alternativa técnica para o novo traçado da Linha de Transmissão. A medida decorre da Lei Municipal Nº 5.900, de 13/5/2016, que dispõe sobre a Área de Relevante Interesse Ecológico do Morro Ferrabraz, em Sapiranga, e do parecer negativo da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fepam) em relação ao processo de licenciamento ambiental.