Sapiranga terá unidade do Senai em frente do IFSul

Mais uma grande notícia para a educação e o ensino profissionalizante do município e da região do Vale do Sinos. Prestes a ver o Câmpus do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) ser inaugurado, a prefeita Corinha Molling comemora  uma nova conquista para os moradores: a construção de uma ampla e moderna unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no bairro Oeste.
O projeto para a construção do centro de formação educacional deve iniciar ainda este ano e é saudada pelo grupo de secretários e técnicos que acompanham o desenvolvimento do projeto. A futura unidade será construída em frente do canteiro de obras do Instituto Federal (em frente da futura Av. Carlos Gilberto Weis) e deve ter os estudos de solo iniciados nos próximos meses.
Atualmente, o Senai oferece em Sapiranga mais de 24 cursos junto a sede do Centro de Educação Profissional Waldemar Strassburger, na Av. 20 de Setembro, bairro Amaral Ribeiro e em outra base, voltada ao calçado, na Av. Mauá. Conforme o gerente de operações do Senai no Vale do Paranhana, Hugo Gerhardt, os prédios onde o Senai funciona hoje são alugados e tem seus custos viabilizados através de parcerias com a Prefeitura e o Sindicato Patronal.
Qualidade maior
O gerente de operações do Senai, Hugo Gerhardt, revela que a mudança permitirá atender com mais qualidade os estudantes que integram os cursos de qualificação profissional. “Atualmente, os prédios industriais onde estamos localizados, não atendem os padrões que gostaríamos de oferecer”, comenta. Hugo conta ainda que existia a intenção de ampliar estas unidades, mas em razão dos prédios serem antigos, não comportariam as reformas necessárias. “Os atuais terrenos são pequenos para a nossa necessidade”, explica.
Diálogo antigo
O Senai vinha negociando com a Prefeitura de Sapiranga há anos o comodato de uma área. Agora, o único impedimento para o início do processo licitatório das obras está na documentação da área. A liberação não deve se extender muito. A unidade será construída em uma área superior a 2.500 m² e terá a capacidade de ampliar a lista de cursos oferecidos atualmente. “Teremos a inclusão de novos cursos como o de ferramenteiro, matrizeiro além de entrarmos na área da automação”, cita.
Obra autorizada
Hoje, a obra está autorizada pelo Sistema Fiergs. Para construir os prédios a estimativa é de que sejam investidos 7 milhões de reais e para a compra de equipamentos sejam necessários outros 2 milhões. “Como o sistema Fiergs – que gerencia o Senai – é uma empresa privada, as eleições de Outubro não influenciarão em nada o andamento do processo. Inclusive, temos todo o projeto aprovado no Conselho Consultivo que reúne empresários de toda a região onde o Senai atua” pondera. 
Prédio
Hugo Gerhardt explica que a intenção do Senai é levar as duas bases para uma única estrutura. “Nossa intenção é fechar 2014 com 3.200 alunos. Quando o nosso projeto da nova unidade estiver concluído a meta é aumentar o número de alunos para cinco mil”, revela.
Obras do IFSul entram na reta final em Sapiranga
Esta semana, esteve no canteiro de obras do Câmpus Sapiranga do IFSul, o diretor de Projetos e Obras, Elton Pedroso. O engenheiro revelou que a previsão de entrega provisória do Câmpus Sapiranga do IFSul está marcada para a próxima sexta (6 de junho). “A entrega definitiva da obra deve ocorrer 45 dias depois desta data”, comenta.
Informalmente, os diretores do IFSul cogitam trazer para o município as principais autoridades do governo brasileiro para marcar a entrega. O desejo das lideranças é ver o atual ministro da Educação, Henrique Paim, na cerimônia de entrega do Câmpus Sapiranga do IFSul. Porém, há quem defenda a vinda da presidente Dilma Rousseff. Porém, os diversos compromissos da presidenta podem acabar inviabilizando a vinda de Dilma. Esta seria a primeira vez que um presidente passaria por Sapiranga.
Segunda etapa do projeto IFSul
Paralelamente as obras em andamento, a diretoria de obras está desenvolvendo os projetos de engenharia para a ampliação do Câmpus Sapiranga do IFSul, ainda em 2014. “Vamos construir mais dois prédios: um de convivência e outro para o curso de eletromêcanica”, explica Elton Pedroso. 
O futuro diretor do Câmpus Sapiranga, José Luiz Iturriet, destaca que na segunda etapa uma estrutura igual ou maior será construída, também, ao lado do atual canteiro de obras. “Teremos ainda uma quadra de esportes para os cursos técnicos.”, explica Iturriet.