Sapiranga terá serviço gratuito de castração de cães

Para famílias de baixa renda | Ideia é, após castrar os cães do CCZ, oferecer o serviço gratuito às famílias de baixa renda

Sapiranga – A Secretaria Municipal de Saúde está implantando um Projeto de Castração, no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) municipal, para promover o controle populacional de cães em Sapiranga. Segundo a secretária municipal Janete Hess, a Prefeitura aguarda a fiscalização das salas pelo Conselho de Medicina Veterinária do RS (CRMV-RS), o que deve ocorrer na próxima semana, para então se dar início às castrações, que nesta fase inicial serão voltadas para os cães do próprio CCZ, até para avaliar-se o funcionamento do sistema.

“Após a realização da castração no CCZ, os bichinhos estarão disponíveis para a adoção, seja junto ao próprio CCZ ou em feiras voltadas para adoção de animais. A segunda etapa do projeto prevê castrações gratuitas de animais provenientes de famílias de baixa renda e animais de rua do município de Sapiranga. A questão do benefício à famílias de baixa renda passará por estudo social e cadastro. Já os demais casos de castração deverão ter a cobrança de uma taxa, mas ainda estamos definindo esta questão. A previsão de castração com taxas será provavelmente somente para o início do próximo semestre”, explica Janete. As castrações serão realizadas no próprio CCZ, em salas de cirurgia que foram devidamente equipadas conforme legislação vigente. A previsão inicial é de castração de 10 animais por semana.

Serviço gratuito para famílias de baixa renda

A ideia é que agentes de saúde do município façam um levantamento, por bairros, das famílias de baixa renda interessadas no serviço, que se enquadram nos quesitos discriminados na ficha de cadastro. Essas fichas de cadastro serão posteriormente avaliadas por uma assistente social, que fará uma triagem. A avaliação será realizada presencialmente para confirmação dos dados cadastrados.

Recentemente, a Câmara de Vereadores aprovou a contratação de um veterinário, para realizar o serviço no CCZ.

Crédito da foto: Comunicação/Prefeitura Municipal de Sapiranga