Sapiranga sediará a terceira e última etapa classificatória para o Enart

Sapiranga – O anúncio de que a 3ª etapa do Enart aconteceria em Sapiranga, deixou os tradicionalistas do município e das cidades próximas muito felizes. O evento é um dos maiores da América Latina de cunho cultural, e segundo o conselheiro da 30ª Região Tradicionalista e Patrão do CTG Pedro Serrano, Jadir Goulart, são esperados cerca de 5.000 atletas na etapa que acontecerá aqui.

“A gente só conseguiu conquistar o Enart, que é a terceira e última etapa antes da final, por causa do Acampamento Farroupilha. Pela questão da organização. A prefeita preza muito por isso, pela organização, pelo respeito a tradição, então, por isso, e pela parceria que a gente tem com a 30ª região e o MTG, que a gente conseguiu trazer o Enart para cá”, declara Taísse Nascimento, Integrante da Comissão Organizadora de Eventos da Prefeitura de Sapiranga. Jadir confirma. “O Enart veio por meio de uma parceria, ele veio do manifesto de interesse da 30ª Região, e por parceria do município com nós”, conta.

Jadir ainda explica como funciona a escolha do município sede do evento. “O estado é divido em 30 regiões e estas trinta são direcionadas para três macro etapas da inter-regional, onde são feitas as seletivas de quem são os melhores para participar. Dentro da terceira etapa das eliminatórias há 15 regiões (entre elas a que pertence Sapiranga), que se disponibilizaram para a realização do evento, e nós por apresentarmos mais condições, o município ser mais parceiro, acabou as regiões optando por trazer ela para cá.”

Diversas modalidades no Enart

Gaúchos de diversas cidades do estado farão parte dos 5.000 participantes, que virão a Sapiranga. “Nós teremos danças tradicionais em grupos de invernadas de CTGs que vem de Ijuí até Torres, são mais de 60 entidades participantes”, conta Jadir.

Por mais que seja a modalidade mais conhecida, o Enart não é apenas dança. O Encontro de Artes e Tradição Gaúcha, apresenta também outras categorias de competição. “Temos modalidade individual, masculino e feminino, declamação masculino e feminino, trova, causos, chula, dança de salão, tudo na modalidade adulta”, lembra o Patrão.

As apresentações ocorrerão na EMEF Pastor Rodolfo Saenger, no SISMUS e na APAE, além do Ginásio Nenezão que sediará as apresentações de dança. “Os grupos de dança são divididos em duas etapas, a força a e a força b, que vão ocorrer no sábado e no domingo, tudo com entrada franca”, explica.

O evento ocorrerá nos dias 19 e 20 de outubro deste ano. O Ginásio Nenezão receberá as apresentações de danças tradicionais, na EMEF Pastor Rodolfo Saenger serão realizadas as mostras de intérprete, chula, gaita e dança de salão, e no SISMUS, com colaboração da APAE, acontecerão as declamações.

Texto: Laura Blos

Fotografia: Beatriz Colombelli