Sapiranga sedia o 1º Fórum Municipal sobre a Causa Animal

A noite de terça-feira (4) marcou o encontro da vereadora Greici Medina (PSD) com lideranças, forças de segurança e protetores de animais, no plenário da Câ­mara de Vereadores.

Na data em que se co­memora o Dia Mundial dos Animais, assuntos como os programas de controle po­pulacional, a proibição da circulação dos veículos de tração animal e medidas de conscientização foram de­batidos durante o 1º Fórum sobre a Causa Animal de Sapiranga.

Desde o início do manda­to de Greici, diversas mudan­ças aconteceram em relação à proteção e bem-estar dos animais na cidade. Até en­tão, a cidade tinha apenas um centro de controle de zoonoses. “Para mim, sempre foi uma luta muito grande, algo que eu defendo muito. Não podemos apenas tratar os animais quando já estão doentes, temos que tratar do bem-estar animal. Tratan­do disso, a gente cuida do bem-estar da comunidade e da saúde pública”, afirma a vereadora.

Desde o mês de dezem­bro, tudo que for relacionado à causa vem sendo adminis­trado pela Secretaria de Meio Ambiente, através do Centro Municipal de Proteção e Bem-estar Animal (Cempra). O município vem em uma crescente no número de cas­trações realizadas, o que ajuda no controle populacional de animais abandonados.

 

 Atendimento veterinário gratuito para animais de rua

O abandono de animais é uma das grandes preocupações de Greici e também da Prefeitura de Sapiranga. No momento, o Cempra atende somente a castração de cães, que são realizadas nas manhãs e nas tardes. Porém, uma licitação será feita por parte do município, que permite que clínicas veterinárias participem. A vencedora será a responsável por também realizar castrações gratuitas. A novidade também é que os gatos serão atendidos, um pedido já antigo da comunidade. O objetivo da ação é diminuir o abandono.

Outro projeto que envolve o bem-estar animal é o da proibição do uso de animais para tração no perímetro urbano de Sapiranga, aprovado em 2020. A implantação está sendo feita com a substituição de carroças por carrinhos, e deve ser concluída até dezembro deste ano, com a retirada definitiva dos cavalos e carroças. Há cerca de duas semanas, um projeto de lei foi aprovado pelo legislativo municipal, que prevê a concessão de um benefício para as famílias que têm a renda vinda diretamente da coleta de resíduos durante este período de transição.

 

Maus-tratos a animais é crime

É crime praticar maus-tratos contra animais domésticos, silvestres, nativos ou exóticos, de acordo com a Lei 9.605/98, artigo 32. Atualmente, a legislação prevê pena de três meses a um ano de detenção. A pena é aumentada de um sexto a um terço se o crime causa a morte do animal.

A delegacia de Sapiranga recebeu o selo Delegacia de Polícia Amiga dos Animais. A certificação é concedida pela Polícia Civil do RS e reconhece as unidades que fazem um trabalho de destaque em prol da causa animal. São 56 delegacias que possuem o selo. A iniciativa partiu da vereadora Greici Medina. O contato da DP de Sapiranga para denúncias de crimes contra animais é o (51) 98600-4331.