Sapiranga se adapta e fixa pontos de atuação de táxis no município

Oficial | Em Campo Bom, são 12 pontos de táxi fixados desde 2013

Região – No início deste mês, a prefeita de Sapiranga, Corinha Molling, estabeleceu quais os pontos de táxi oficiais no município. A medida regulariza os locais de atuação dos taxistas e ajuda a população a se organizar na hora de procurar pelo serviço.
Até recentemente, o município tinha controle apenas sobre as concessões de táxis, mas não das áreas onde eles poderiam oferecer o serviço. Agora, o decreto 5510 firmou 19 pontos de táxi oficiais, no centro e em outros bairros da cidade.
Araricá é outra cidade que conta com regulamentação dos seus pontos de táxi. Só na Avenida José Antonio de Oliveira Neto, no centro, existem cinco pontos oficiais. No município, o uso de pontos clandestinos é denunciado para as autoridades. A fiscalização é exercida pelos próprios taxistas, que consideram que a regulamentação é de seu interesse. 
Padronização
Além de definir quais os pontos de táxi oficiais do município, neste ano a Prefeitura de Sapiranga também institui a padronização dos veículos de táxi. O prazo dado para o cumprimento da renovação da frota é de até 5 anos. A medida visa facilitar a identificação dos veículos de táxis pela população. Os veículos  passarão a ser brancos, com tarjas azuis.
Os  veículos também deverão indicar o prefixo, a cidade, o ponto e o número de telefone do taxista. A Prefeitura também realiza anualmente a vistoria dos veículos e dos documentos dos taxistas. Estima-se que cerca de 36 dos 50 carros regularizados pela Administração Municipal já tenham passado pela vistoria. A fiscalização é feita mediante agendamento na secretaria.
Oficial desde 2013
O município de Campo Bom conta com regulamentação dos pontos oficiais de táxi desde o ano de 2013, sendo que os pontos de táxi oficiais sofreram alteração em 2014. Segundo o Coordenador do Departamento Municipal de Trânsito, Raul Frölich, não há pontos clandestinos na cidade.
Em Nova Hartz
A cidade possui um ponto fixo oficial, no Centro (Rua Jacob Pilger, em frente à igreja). Grande parte da frota, composta por 12 táxis regulamentados, fica circulando pela cidade, seja pelo centro ou outros bairros, normalmente em locais onde há grande movimentação, como as proximidades de fábricas e comércio.  
Táxis e a Demanda
A fiscalização em Nova Hartz acontece através de denúncias, pois os próprios motoristas regulamentados têm interesse em que clandestinos não atuem. Como os atuais permissionários dão conta da demanda do município, não existe nenhum projeto para abrir novas concessões e novos pontos fixos na cidade.