Sapiranga rompe contrato com empresa que fornecia refeições para profissionais na UPA

Alimentos de alta qualidade já estão sendo repassados aos profissionais Foto: Prefeitura de Sapiranga

Sapiranga – Em pouco mais de 45 dias, profissionais que atuam na UPA 24 Horas disseram que receberam refeições impróprias para o consumo. Um dos episódios ocorreu na noite do Natal, em 24 de dezembro de 2020, e novamente, no dia 13 de fevereiro deste ano, algumas marmitas com strogonoff apresentaram aroma desagradável.

O caso ganhou grande magnitude e a vereadora do PT, Rita Della Giustina, foi acionada por servidores públicos que atuam na UPA. Posteriormente, ela foi até a Delegacia de Sapiranga, onde registrou um boletim de ocorrência.

O Grupo Repercussão procurou a prefeitura de Sapiranga, na semana passada, e quem prestou os esclarecimentos sobre as medidas que foram adotadas foi a própria prefeita, Carina Nath. “Estamos finalizando os detalhes de um novo orçamento e aguardando a complementação de documentos que a nova empresa que contratamos precisará nos apresentar”, esclareceu a prefeita Carina. Na segunda-feira (1º), o rompimento foi finalizado e a nova empresa já fornece as viandas aos trabalhadores.

O processo de rompimento do contrato entre a prefeitura e a Empresa Glam, de Porto Alegre, teve início após a Procuradoria Jurídica receber um memorando interno da Secretaria de Saúde, onde foi pontuado uma série de reclamações.

Prefeitura e Sebrae unem esforços para capacitar empreendedores

Os questionamentos foram remetidos à empresa, que fez a sua defesa, mas a prefeita Carina não acatou os argumentos de contraponto da Glam. A nova empresa que será a responsável por fornecer as refeições para os profissionais da UPA 24 Horas, SAMU, Centro de Referência em Síndromes Gripais e Centro de Atenção Psicossocial (Caps) é o Restaurante Varanda, de Sapiranga. Carina Nath comentou sobre a importância das empresas locais entenderem das exigências impostas pela legislação às Prefeituras quando se trata da Lei de Licitações e contratações com o Poder Público.

Para capacitar empresas locais e torná-las aptas a potencializar resultados financeiros, a prefeitura e o SEBRAE atuarão de forma conjunta para capacitar os empreendedores locais interessados em participar de licitações com o Poder Público. “Por exemplo, se ocorrer uma licitação para contratação de serviços mecânicos para a frota do município, vamos convocar os empresários interessados e explicar, o que precisam de documentos para participar de uma licitação. O SEBRAE fortifica isso e acaba fortalecendo as empresas locais”, destaca a prefeita Carina Nath.

Fotografia: Prefeitura de Sapiranga