Sapiranga revela metas e planos na área do turismo

Sapiranga possui uma história riquíssima, natureza exuberante junto aos contrafortes do Ferrabraz e uma infinidade de esportes radicais e de aventura que voltarão a ser explorados quando a pandemia for superada. Para formatar esses potenciais a Prefeitura contratou o SEBRAE, que desenvolverá um diagnóstico das condições e das oportunidades turísticas de Sapiranga, e verdadeiramente, estruturar uma rota dentro do turismo rural.

A prefeita de Sapiranga, Carina Nath, tem entre os seus objetivos e metas ressignificar a área do turismo, esportes de aventura e tudo o que o município possui de atrativos naturais que podem encantar turistas e visitantes. “A minha proposta é potencializar o que temos de melhor para podermos inovar. Temos planos de qualificarmos os restaurantes, os hotéis e todos os serviços que possam ser oferecidos aos turistas. E, nesse sentido, o SEBRAE terá um papel fundamental e nos auxiliará nessa construção”, pondera Carina, fazendo referência a uma consultoria contratada pela Administração que ajudará a construir rotas turísticas.

Atualmente, o município possui diversos potenciais, mas que não possuem conexão e que também não são oferecidos de forma atrativa para quem busca algo a mais em meio à natureza “Contamos com o Plano Municipal de Turismo, e em cima disso, vamos criar os roteiros turísticos para que possamos vender nossa cidade e poder oferecer ao turista”, analisa a prefeita.

A proposta do município é integrar aos roteiros os diversos balneários que o município conta, o relevo que oportuniza a prática de esportes de aventura ou caminhadas, além é claro, da própria história que envolve o conflito Mucker. “Possuímos um relevo privilegiado e temos algo que nenhum outro município possui: uma rica história. A nossa história pode ser recontada e reviver isso tudo. Esse é o nosso diferencial”, analisa Carina.
Para estruturar o plano estratégico e de governança no turismo a Prefeitura optou pelo SEBRAE, pois a instituição é um case de sucesso. “Onde se vê o SEBRAE atuando, tu vê case de sucesso. E, além do que, o SEBRAE não objetiva lucro com a Prefeitura. Ele aplica os seus recursos para trabalhar em prol do município”, esclarece a prefeita.

Antes do decreto do Governo do Estado que endureceu as regras do distanciamento controlado, a equipe da Prefeitura estava efetuando diversos encontros presenciais dentro do tema. “Tivemos que diminuir o ritmo dos encontros. Mas, assim que superarmos a bandeira preta, daremos um gás nos encontros presenciais. Eu consigo ver um potencial. A cidade tem tudo para dar certo nessa área também. Somos como um diamante bruto e o SEBRAE nos ajudará a lapidar nossos potenciais”, pontua Carina.

De olho no pós-pandemia

Outra meta ambiciosa da Prefeitura, e que a equipe do Turismo não medirá esforços na parte de sensibilização, é integrar propriedades e famílias que possuem uma bonita história para contar. “Queremos incluir os agricultores e a nossa meta é mostrar para ele o que pode acontecer de positivo com um roteiro turístico organizado e estruturado. Outro detalhe é que a inclusão das famílias dos agricultores favorece, até mesmo, a sucessão nas propriedades rurais, pois ganham perspectiva de prosperarem no meio rural. E, o SEBRAE, também vem para isso. Para fortalecer esse jovem produtor rural”, exemplifica Carina.

 

É quase consenso entre integrantes do setor turístico que as famílias, quando a pandemia passar, vão priorizar espaços que ofereçam lazer em ambientes ao ar livre. “As pessoas vão valorizar esses momentos de estarem ao ar livre. Quem está no escritório, no meio daquele burburinho semanal e do estresse, buscará ambientes naturais. E, através da nossa área rural e com a natureza, temos a oferecer o que o visitante busca. Através do contato com a natureza, as pessoas conseguirão se energizar melhor e se desestressar”, pontua a prefeita.