Sapiranga retoma projetos culturais nas escolas

Ensaios do coral ocorrem na escola Maria Ruth Raymundo (Foto: Melissa Costa)

Sapiranga – Aos poucos, as escolas da rede municipal de Sapiranga voltam com suas programações de rotina, bastante afetadas durante a pandemia do covid-19, que interrompeu aulas presenciais e todos os projetos culturais.

Desde o retorno presencial do ano letivo de 2022, a Secretaria de Educação retomou as aulas do contraturno do ensino fundamental de música, dança e teatro. Mais de mil alunos participam voluntariamente dos projetos da banda marcial, dança, teatro, música, arte e do tradicional coro das escolas.

A supervisora pedagógica da Secretaria de Educação, Letícia Luana Kern, explica que quase todos os projetos ocorrem nas próprias escolas. Somente os ensaios do coro das meninas é realizado em um único espaço, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Ruth Raymundo, no bairro São Jacó. São 30 alunos que se reúnem todas as terças-feiras, das 18h às 20h30. “São projetos importantes e estamos muito felizes com a retomada deles. De várias formas, procuramos contemplar todas as escolas. O aluno escolhe qual projeto (ou mais de um) que deseja participar”, contou ela. As aulas são gratuitas, assim como o transporte para os estudantes. “É um investimento em professor, transporte e materiais que vale muito a pena”.

A supervisora pedagógica destaca, ainda, o quanto as aulas dos projetos culturais estão sendo fundamentais para a retomada dos estudantes ao convívio escolar. “Os projetos são importantes, por exemplo, pela questão da expressividade. Vimos o quanto eles decaíram na pandemia, ficaram muito reclusos e com esses projetos culturais a gente consegue fazer com que eles interajam mais com as pessoas e colegas, quase como uma terapia”, disse Letícia. Já a secretária de Educação, Cláudia Kichler, também cita os resultados positivos desses projetos. “O retorno dos projetos culturais tem muito a contribuir para o desenvolvimento dos alunos. A música, por exemplo, é conhecida por potencializar a cognição, além de exercitar a concentração e criatividade”.

MAIS VIDA PELO CORO

O coro das é um dos destaques das atividades. A pandemia prejudicou a formação do grupo. O coral é retomado praticamento do zero, mas o regente e professor Sérgio Fernandes Filho está otimista com os ensaios na escola Maria Ruty. “Já vemos resultados positivos. Este é um trabalho muito importante, principalmente na questão psicológica. Na pandemia, mães me pediam quando voltaríamos, pois o filho sentia falta do convívio, não queria mais cantar e alguns já apresentavam traços de depressão. Conseguimos trazer essa alegria de volta ao grupo, que é cantar”, contou. O coro também está dedicado para sua primeira apresentação, na Feira do Livro
de Sapiranga.

Envolvidos nos projetos opinam

Cláudia Kichler, secretária de Educação. “O retorno dos projetos culturais tem muito a contribuir para o desenvolvimento dos alunos. A música, por exemplo, é conhecida por potencializar a cognição, além de exercitar a concentração e criatividade”.

Sérgio Fernandes Filho, regente do coral. “É um trabalho importante, principamente para a questão psicológica. Na pandemia, mães me pediam quando voltaríamos, pois o filho sentia falta do convivío e não queria mais cantar”.

Letícia Luana Kern, supervisora pedagógica. “Os projetos são importantes, por exemplo, pela questão da expressividade. Vimos o quanto eles decaíram na pandemia, ficaram muito reclusos e com esses projetos culturais a gente consegue fazer com que eles interajam mais”.