Sapiranga registra morte por H1N1 e Campo Bom tem caso

Região – Foi divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde, o boletim epidemiológico atualizado até dia 28 de julho, refletindo a alta no número de mortes causadas por gripe A no Rio Grande do Sul. As vítimas fatais da doença passaram de 32 para 44. São 32 pelo vírus H1N1, seis por H3N2, três  influenza A não subtipado e três por influenza B.

Uma dessas vítimas era residente do bairro Amaral Ribeiro, em Sapiranga. O paciente, conforme a  secretária de Saúde do município, Janete Hess, era do sexo masculino, tinha 58 anos de idade, apresentava quadro de hipertensão e segundo um familiar, não quis fazer a vacina contra a gripe. Ele foi a óbito no dia 1º de julho. O vírus diagnosticado no paciente foi o Influenza A, subtipagem H1N1.

Em relação ao único caso de gripe A registrado em Campo Bom, o diretor técnico do Hospital Lauro Reus, Dr. Thiago Serafim, esclareceu que a paciente, uma mulher de 65 anos, após ter sido internada na UTI, possui um quadro positivo de recuperação, já foi transferida para o quarto, e receberá alta nas proximas horas.

385 casos no Rio Grande do Sul

O Dr. Serafim, do Lauro Reus em Campo Bom, relatou o caso registrado no Município. “Nós temos um caso de Gripe A confirmado pelo Laboratório Central do Estado. Deu entrada na emergência do hospital, precisou ir para UTI, necessitou de suporte ventilatório, ficou em coma induzido, ventilação mecânica, mas agora a paciente já saiu da UTI, já está no quarto, se recuperou muito bem e a provável alta é essa semana”, explicou, ressaltando que a internação e suporte da UTI foi preciso para a sobrevivência da paciente.

Ao todo, 385 casos foram confirmados, até 28/07, em 86 municípios do estado, com mais registros na Região Metropolitana, nos municípios de Porto Alegre, Canoas, Alvorada e Gravataí com 41,3% dos casos positivos para Influenza. As mortes foram registradas em pacientes residentes nas cidades de Antônio Prado, Balneário Pinhal, Cachoeira do Sul, Canela, Canoas, Carazinho, Caxias do Sul, Charqueadas, Farroupilha, Flores da Cunha, Gramado, Guaíba, Lajeado, Nova Petrópolis, Novo Hamburgo, Parobé, Passo Fundo, Porto Alegre, Roca Sales, São Leopoldo, São Marcos, Sapiranga, Taquara, Terra de Areia, Tramandaí, Tupanciretã e Vera Cruz.