Sapiranga registra greve parcial dos dentistas nos postos de saúde

Paralisação | Cirurgiões-dentistas iniciaram greve em Sapiranga. Entre os pedidos
estão melhores salários

Sapiranga – Parte dos 20 cirurgiões-dentistas da Prefeitura aderiram ao movimento grevista, apoiado pelo Sindicato dos Odontologistas do Estado (Soergs). A greve que iniciou na terça-feira (10) se extenderá até essa sexta-feira (13), quando os profissionais devem retomar o atendimento à população. O pedido da categoria é para que a Prefeitura reveja o padrão de contratação dos cirurgiões-dentistas. O sindicato alega que o padrão de contração que foi proposto pela atual Administração vem acumulando um prejuízo de 50% em seus vencimentos, fora o cálculo da insalubridade que hoje está fixada sobre o menor salário do município, e não sobre o salário base da categoria, conforme determina a lei. Fora isso, os profissionais também não tem recebido adequadamente os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e os consultórios encontram-se hoje sucateados e sem condições adequadas ao trabalho dos profissionais.

O secretário de Saúde, Émerson Leite, contesta as informações e diz que todos os consultórios odontológicos do Município são fiscalizados, também, pelo Ministério Público (MP), que não fez nenhum apontamento. “Seria interessante os dentistas falarem quais são as más condições que estão dizendo que existem. Eu jamais permitiria a utilização de material que está em desacordo com a legislação” pontua Émerson. O secretário concluiu expondo que compreende a posição dos profissionais e reforçou que as consultas urgentes serão atendidas.

Situação nos postos

Posto do Amaral Ribeiro
Profissionais aderiram à paralisação. Apenas 30% dos dentistas foram trabalhar.

Posto do Centenário
Atendimento apenas de dentista infantil. Expectativa é de retomar os atendimentos na sexta-feira (13).

USF São Paulo
Profissional não aderiu à paralisação. Atendeu normal na quarta-feira e voltará a atender na tarde da quinta-feira (12).

USF Oeste
Entrou em férias nesta quarta-feira e volta apenas no dia 24 de novembro. Agendamentos a partir do dia 20 de novembro.

USF João Goulart
Não aderiu à paralisação. Usuários devem retirar fichas na sexta para atendimento na segunda (16).

USF São Luiz
Sem atendimento. Dois dentistas aderiram à greve.