Sapiranga reforça sinalizações viárias visando mais segurança no trânsito

Sapiranga – Início do ano é momento de retomada das atividades tradicionais da Prefeitura. Um exemplo disso é o trabalho da Secretaria de Planejamento, Habitação, Segurança e Mobilidade quanto a sinalização viária do município, ação que visa garantir segurança e clareza para o trânsito.

 

Este trabalho de sinalização consiste na pintura das faixas de pedestre, das lombadas (quebra-molas) e também das faixas contínuas. Por se tratarem de pontos onde o movimento é constante, seja de veículos, ciclistas ou pedestres, e estarem expostos à chuva ou ao sol, a necessidade da pintura é mais frequente.

Atualmente, Sapiranga conta com 291 quebra-molas e quase 4 mil faixas de pedestre. Os números apresentados pelo Departamento de Trânsito demonstram a atuação do órgão para a comunidade. “A preocupação maior disso é no sentido de sensibilizar o usuário, a importância da sinalização, respeitar, manter uma boa segurança nos locais, além do embelezamento” é como explica o diretor do departamento, Luis Fernando Hanauer. Além disso, a cidade possui quase 52 quilômetros de faixas contínuas pintadas, outra característica que exige reparos e uma atenção especial.

Novo asfalto, nova sinalização

O secretário de Planejamento, Habitação, Segurança e Mobilidade, Maurício Regla, descreve as atividades da Prefeitura na abertura e novas vias. “Sempre tende a aumentar este trabalho de pintura, porque no momento que você vai fazendo novos asfaltos, a pintura do asfalto, é a mesma [das faixas e lombadas]. Vai aumentando a quantidade de tinta que tem que comprar, e com isso aumenta o custo”.

Solicitações e melhorias

A comunidade também pode solicitar este trabalho, caso veja necessidade, via protocolo na Prefeitura. Além disso, a Secretaria realiza o trabalho de checagem em ruas da cidade, observando novos pontos para pintura de faixas, por exemplo, ou repintura dos locais.

“Estamos tentando entrar com um processo de licitação esse ano para fazer um tipo de contratação para pintura quente. Ela é mais cara, mas dura por mais tempo” cita Regla, sobre mais uma ação da mobilidade neste aspecto.