Sapiranga recebe quantidade de doses de vacinas menor que a necessária

Sapiranga – Nesta terça-feira, 13, Sapiranga recebeu da Rede de Frios da Coordenadoria do Estado o quantitativo de doses para vacinação de rotina referente ao mês de agosto. Através da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura, realizou a distribuição das vacinas nas unidades de saúde e alertou sobre o limite de doses para vacinação das crianças. “Recebemos um quantitativo pequeno de BCG e, por isso, entraremos em contato com as famílias que estão aguardando a aplicação da vacina nas crianças”. Conforme a secretaria, a  disponibilização da vacina BCG ocorre somente no Posto do Centro com o intuito de otimizar as doses recebidas, evitando perdas.

A  Prefeitura lembra ainda que serão imunizadas as crianças que encontram-se em lista de espera para a vacina BCG. Já as crianças que não constam na lista, os responsáveis poderão entrar em contato com o Posto do Centro (através do telefone 3959-1057) e realizar o agendamento. Em relação as vacinas de rotina, a Secretaria Municipal de Saúde informa que somente não recebeu a DTP (contra difteria, tétano e coqueluche) – dose que é aplicada  aos 15 meses de vida e aos 4 anos de idade. “Lamentamos a insuficiência das vacinas uma vez que elas previnem diversas doenças”, disse a secretária municipal de Saúde, Janete Hess.

Validade das vacinas

O prazo de validade da vacina BCG após seu preparo é de 6 horas. Para conseguir  vacinar o maior número de crianças, a Secretaria Municipal de Saúde optou pelo sistema de agendamento. “A equipe da secretaria entra em contato com a  família e solicita a presença da criança na Unidade de Saúde. Desta forma, evitaremos o desperdício de doses”, disse a diretora de saúde, Marta Reichert que lamenta o fato de o município estar recebendo um quantitativo menor do que realmente necessita. “Solicitamos as vacinas à Rede de Frios, mas infelizmente, o quantitativo disponibilizado pelo Ministério da Saúde é menor do que a real necessidade. Vacinar é um direito da criança e o método mais eficaz de prevenção de doenças”.

Fonte: Prefeitura de Sapiranga