Sapiranga realiza encontro intersetorial para discutir erradicação do trabalho infantil

SapirangaNesta quarta-feira, 12 de junho, em todo o País e também em nível mundial, é celebrado o Dia Contra o Trabalho Infantil. Nesta data, o Município de Sapiranga, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realiza o 1.º Encontro Intersetorial das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). A atividade teve início às 13 horas, no Centro Municipal de Cultura Lucio Fleck e conta com a participação de profissionais de diversas entidades que discutirão estratégias para combater o trabalho infantil no âmbito municipal. “O trabalho infantil é um assunto muito delicado e precisamos realizar uma união de esforços para que nossa cidade não registre casos dessa prática condenável”, cita a prefeita Corinha Molling.

Além de integrantes da comissão do PETI, agentes de saúde e representantes diretivos das escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental também foram convidados para participar do fórum.

PETI

Em Sapiranga, a comissão do PETI é formada pelos técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social; do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS); do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS); representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA); Conselho Tutelar; Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto; Secretaria Municipal de Saúde; Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo; e Associação Colheita.

O objetivo das ações estratégicas realizadas pela comissão do PETI é potencializar os serviços socioassistenciais que existem no Município, além de articular ações com outras políticas públicas que favoreçam uma união de esforços para erradicar os 721 casos de trabalho infantil identificados pelo IBGE no Censo de 2010.

Ações Estratégicas do PETI

– Informação e mobilização nos territórios de incidência do trabalho infantil;

– Identificação de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil;

– Proteção social para crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil e suas famílias;

– Apoio e acompanhamento das ações de defesa e responsabilização;

– Monitoramento das ações do PETI.

Denúncias

O PETI lembra que a comunidade pode colaborar com o combate ao trabalho infantil denunciando casos através do Disque 100 ou ainda comunicando a Comissão de Ações Estratégicas de Erradicação do Trabalho Infantil, o CREAS, o CRAS Amaral Ribeiro, o CRAS São Luiz, a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Tutelar. Mais informações sobre o trabalho do PETI e sobre o Fórum Intersetorial podem ser obtidas pelo telefone 3959-1025 ou e-mail assistencia@sapiranga.rs.gov.br

Fonte: PMS