Sapiranga realiza ações voltadas à proteção animal

Foto: Divulgação/Prefeitura Sapiranga

Sapiranga – Cada casal de cães pode gerar em média 12 filhotes em um único ano. Esse número ultrapassa os 80 mil animais em dez futuras gerações. Para amenizar essa soma surpreendente, em Sapiranga ocorrem políticas públicas voltadas à proteção e ao bem-estar animal, culminando no controle populacional dos cães de rua. Desde 2021, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Preservação Ecológica (Semape) já realizou 2.201 castrações de cães e gatos. O serviço é oferecido pelo Centro Municipal de Proteção e Bem-estar Animal (Cempra).

É através do Cempra que é feito o recolhimento dos cães após situações de maus-tratos, ou daqueles que estão correndo risco de vida nas ruas. A prefeitura promove a castração desses animais e os encaminha para a adoção responsável. É feita a esterilização gratuita também em animais que pertencem às famílias de baixa renda, comprovadamente cadastradas dos serviços assistenciais do município e recebm algum benefício, ou ainda em cães que estão sob a tutela de protetores cadastrados na Semape.

Criado através de legislação, o Cempra já soma 2.240 atendimentos nos últimos dois anos e promoveu cerca de 200 doações. Hoje, o local possui 73 cães abrigados, o limite que sua infraestrutura pode ocupar, por isso, conta com a ajuda da população para que auxilie nas campanhas de conscientização de adoções de cães ou na participação nas feiras de doação de animais. A equipe do centro é composta por três veterinárias, duas auxiliares de veterinária e um servidor de serviços gerais.

Desde o último mês de abril, a prefeitura passou a contar com o apoio de uma clínica veterinária contratada para poder realizar um maior número de castrações, onde são levados cães e gatos semanalmente. Neste ano, a Administração Municipal já realizou a castração de 451 cães. Eles recebem uma microchipagem que possibilita o monitoramento sanitário. Por meio de um pequeno dispositivo implantado no pescoço dos animais, é possível monitorar suas condições de saúde.

É importante ressaltar que o Cempra não acolhe animais. Somente ingressam no centro, os animais aptos à castração ou em situação de risco ou de maus-tratos. Os animais, após recuperados, são devolvidos ou destinados à adoção. Conforme o titular da Semape, Ederson Klein, a Administração Municipal investe cerca de R$100 mil/mês para manter o espaço. “Esse é um espaço diferenciado que contamos em nosso município e que recebe uma atenção especial para poder prestar o melhor atendimento possível aos animais. São melhorias na estrutura física que ocorrem para melhor atender os cães, aquisição de medicamentos, alimentação, as cirurgias, entre outras atividades”, explicou.

O centro também é responsável pelo cuidado de equinos, que ficam em uma hotelaria contratada pela prefeitura, onde é oferecido todo o atendimento veterinário necessário. Já foram feitos o recolhimento de 53 cavalos, sendo dez já encaminhados para um novo lar.

Quem tiver interesse na adoção responsável, deve procurar a secretaria através do telefone 51 3599-9500, ramal 2125, ou whatsapp (51) 99610-7398. O tutor deve assinar um termo de responsabilidade pelo animal.

Por Prefeitura Sapiranga