Sapiranga projeta um horto exclusivo para cultivo de rosas

Por Cássios Schaab

 

Flor-símbolo da cidade, que embeleza parques e praças e que empresta seu nome para a maior festa popular da cidade, as rosas terão, em breve, um horto especialmente dedicado para sua produção e cultivo. Ainda em fase de estudo para sua implantação, o Horto das Rosas (nome ainda não é definitivo) será gerido pela Prefeitura de Sapiranga, que pretende utilizar o espaço para fomentar o turismo, abastecer os canteiros da cidade e promover a educação ambiental. Ederson Klein, secretário de Meio Ambiente e Preservação Ecológica, destaca que o local que abrigará o horto ainda não está definido, nem como será o funcionamento do espaço. “Ainda estamos analisando os possíveis locais para implantar este espaço, assim como não temos definidas as pessoas que atuarão no horto”, explica. Conforme o secretário, haverá um processo de capacitação para os funcionários que atuarão horto, visto que é uma atividade nova para a cidade. “Estamos pensando em muitas outras coisas paralelas a contemplação do horto no sentido de desenvolver a questão de rosas em Sapiranga”, explica a secretária de Turismo, Cultura e Desporto, Roberta Rothen.

Em relações às projeções turísticas, a Secretaria de Turismo, Cultura e Desporto, entende que a instalação do horto na zona rural favoreceria o fomento do espaço e também dos atrativos locais.

A capacidade que o horto produzirá de rosas ainda não está estimada, uma vez que este elemento depende de outros fatores como área do local, fertilidade do solo, clima, entre outros.