Sapiranga projeta perfuração de poço em Picada Verão para reduzir a falta d’água

Sapiranga – A escassez de água potável para o consumo humano, em especial aos sapiranguenses que residem na área rural de Picada Verão, tem preocupado os moradores da localidade, e também, os técnicos da Prefeitura. Problema antigo, mas que vem se agravando com o passar dos anos e os frequentes episódios de estiagem, será atacado pela Administração através da perfuração de um poço tubular profundo bem próximo dos reservatórios existentes. A iniciativa beneficiará mais de 60 famílias após a implantação da estrutura.

 

O secretário de Agricultura de Sapiranga, Valdes Cavalheiro de Araújo, demonstra preocupação com o tema e falta de água em Picada Verão é registrada desde 2014. “Percebemos que a cada ano esse problema aumenta, pois também aumentou a população na localidade. Constatamos essa necessidade de um novo poço através de testes de vazão que realizamos meses atrás. Em dois testes percebemos que diminuiu o volume de água no poço e aumentou o número de famílias no local. A consequência é que o poço não consegue mais abastecer todas as famílias”, pontua Valdes, lembrando que o município vinha tentando articular com o Governo do Estado uma perfuração conjunta, sem sucesso.

Perfuração e bombeamento da água do poço

Ainda na administração anterior, Valdes participou de agendas, em Porto Alegre, onde foi até assinado um termo de cooperação onde ocorreria a perfuração de poços através da Corsan, o que acabou não ocorrendo até o momento. “Agora, em 2021, nesta nova administração, expliquei dessa necessidade para a prefeita Carina, que sensível ao tema, prontamente atendeu a indicação”, comenta Valdes.

A primeira etapa desta iniciativa, então, é a perfuração da estrutura, mas a ação por si só não bastará. “Após sabermos a profundidade e a vazão que o poço terá, iniciaremos o projeto da segunda etapa, que será o bombeamento de água desse poço para os reservatórios. Temos que comprar bomba, canos e outros materiais, e isso será outra licitação e outro projeto, até que fique pronto para abastecer os reservatórios da Picada Verão. Eu gostaria muito de estar com essa situação neste verão resolvida, eu não sei se vamos conseguir, mas estamos na batalha para tentar resolver de vez essa situação de água”, projeta o secretário Valdes.