Sapiranga projeta para junho Centro de Pediatria

Ajustes | Com o fechamento do P.A 24 Horas, Secretaria da Saúde reorganiza setores e projeta novo serviço à população

Sapiranga – Desde que a Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA 24 Horas) entrou em funcionamento no mês de fevereiro, a Secretaria de Saúde promove uma verdadeira reorganização interna no seu prédio (localizado ao lado do Hospital Sapiranga).

Entre as melhorias que foram colocadas em prática está a destinação de novas salas para os exames de ecografia, para a fármácia municipal, a sala de coleta de exames – que ganhou um espaço mais amplo – e também para o setor da Vigilância Epidemiológica.

Mas, a grande novidade que a Prefeitura colocará em funcionamento até o final de junho será o Centro de Pediatria – que funcionará na Unidade de Saúde do Centro (Avenida João Corrêa, 1543, ao lado da Feira do Agricultor e do INSS). A área de pediatria é um setor vital na atenção básica em saúde e os municípios encontram grandes dificuldades em contratar profissionais para suprir as necessidades de atendimento especializado junto à população.

Desta forma, a partir da entrada em funcionamento do novo serviço, o Centro Irmã Dulce (que atende crianças e gestantes) e o Centro de Pediatria funcionarão no mesmo ambiente.

Atendimento de pediatria em Sapiranga

– Atualmente, as famílias que necessitam levar os filhos para atendimento pediátrico em Sapiranga dispõem de três locais: a Unidade Básica de Saúde do bairro São Luiz, a Unidade Básica de Saúde do Amaral Ribeiro (as duas Unidades oferecem pediatras em dias alternados) e a UPA 24 Horas que possui atendimento pediátrico diariamente. Quando o Centro de Pediatria entrar em funcionamento em junho, Sapiranga contará com quatro ambientes disponíveis à população na área de pediatria.

– A secretária de Saúde de Sapiranga, Janete Salvati Hess, explica que as Unidades de Saúde dos bairros São Luiz e Amaral Ribeiro contam com pediatras duas vezes por semana. “Recebemos reclamações de que havia falta de pediatra nos postos. Registramos um aumento no número de consultas realizadas nos postos após algumas mudanças”, comenta a secretária.

– Para colocar em funcionamento o Centro de Pediatria, a Prefeitura não precisará comprar muitos equipamentos. “Basicamente, precisamos readequar as salas existentes para atender as necessidades de uma sala de consultório médico”, explica Janete.

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664