Sapiranga pretende zerar fila de espera existente nos exames de tomografia

Sapiranga – Dar pleno acesso aos exames de diagnóstico por imagem à população é uma das metas da Administração na área da saúde. Preocupada em reduzir o acúmulo de requisições por tomografias com contraste, a Prefeitura investiu R$ 95.000,00 na contratação de 500 exames junto à Clínica Intra, que é especializada na prestação deste serviço.

 

A secretaria de Saúde, Janete Salvatti Hess, explicou que a quantidade de tomografias disponibilizadas pelo Estado dentro da contratualização do SUS não atende a demanda real existente. “Possuímos uma urgência no encaminhamento desses exames e nas últimas semanas encaminhamos mais de 80 tomografias nestes primeiros dias do contrato em vigência”, esclarece Janete, que reforça a intenção da Secretaria de Saúde em zerar a fila de 240 pessoas aguardando pelo exame até o fim de 2021. “Nossa meta é limpar essa fila”, pontua.
Através do Estado, Sapiranga tem a disponibilidade de 160 exames mensais. “Porém, a maioria é sem contraste e os médicos pedem exatamente o oposto. Contamos com cerca de 23 exames mensais de tomografias com contraste. Uma das razões para o acúmulo de exames de tomografia ocorreu pelo agravamento da pandemia de Covid-19 e a suspensão dos exames eletivos nos hospitais.

Exames ajudarão na complementação do diagnóstico

A necessidade do exame de tomografia é uma complementação solicitada pelos médicos para possibilitar um diagnóstico mais assertivo aos pacientes. “Atendemos todos os tipos de requisições para tomografia, passando desde as de abdômen, de joelho, de coluna, braços, cabeça e coluna”, exemplifica a secretária Janete.

Uma novidade que está em fase de articulação pela Prefeitura com a Universidade Feevale promete estreitar ainda mais a relação entre as instituições. “Para este ano, estamos na fase de estruturação de um convênio para que os estudantes de medicina atuem em duas unidades de saúde de Sapiranga: a USE e a UPA. Nossa ideia é que os estudantes contribuam com o seu conhecimento em pequenos procedimentos de cirurgia geral nestas estruturas. Isso é bem importante para nós e os alunos”, estima Janete.