Sapiranga possui duas paleotocas catalogadas por pesquisa científica da UFRGS

Paleotoca do bairro Amaral Ribeiro.

Túneis escavados por preguiças gigantes em área próxima ao Morro Ferrabraz e por tatus gigantes, na região onde se encontra a Central de Triagem de Resíduos de Sapiranga (Cetrisa), evidenciam que animais pré-históricos viveram aqui, no Vale do Sinos.

No Brasil, uma das principais autoridades no assunto é o professor e biólogo Heinrich Theodor Frank.
O professor Frank integra o Instituto de Geociências da UFRGS, e recentemente, catalogou dois túneis em um empreendimento às margens da RS-239, em Campo Bom.

Uma das paleotocas catalogadas, em Sapiranga, fica no bairro Amaral Ribeiro: “A paleotoca foi catalogada, na época, com 24 metros de comprimento, mas parte do teto sofreu desabamento e está bastante erodido pela água da chuva. Mesmo assim, foi possível ficar de pé dentro dela. Marcas de garras não podem ser mais identificadas”, explicou Heinrrich.

A segunda paleotoca foi descoberta em 2009: “Entre julho e agosto de 2009, a retirada de aterro em uma coxilha na Cetrisa, resultou em um corte nas rochas. A fenda expôs um abrigo subterrâneo formado por oito paleotocas escavadas por tatus gigantes”, relembra Frank.

Foto: Arquivo.