Sapiranga pode ganhar seu primeiro radar para vigiar motoristas

Sapiranga – Os constantes acidentes de trânsito têm preocupado a Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana. Para os próximos meses, além de providenciar a repintura da sinalização de trânsito, próximo de locais críticos como escolas e cruzamentos, a Prefeitura projeta a aquisição de um controlador de velocidade portátil. O equipamento seria o primeiro do tipo comprado pela Administração desde a emancipação da cidade.
O secretário, Delso Ivan Civa (o Dídio), esclarece que a principal meta da Prefeitura é controlar os excessos dos motoristas nas ruas e avenidas centrais de Sapiranga. “Para os motoristas que abusam da velocidade no trânsito, somente fazendo ele sentir no bolso para obtermos resultados”, acredita. O equipamento pretendido pela secretaria custa entre R$ 124 mil a R$ 300 mil. Há modelos que identificam se o veículo é roubado ou se está com documentação vencida.
Campo Bom como modelo
Entre os municípios citados como exemplo pelo secretário Dídio, está Campo Bom. Desde 1999, os campo-bonenses estão adaptados com os três dispositivos de controle de velocidade utilizados pelo Departamento de Trânsito.
Além do conhecido aparelho da Av. Brasil, na divisa com Novo Hamburgo, Campo Bom adquiriu recentemente, um novo aparelho. O radar móvel fotográfico automático é capaz de apontar se o veículo está acima da velocidade permitida, indica se o veículo é furtado, roubado, clonado, ou se há alguma pendência com a Justiça e também dados referentes à licença de circulação.
Sem placas
Desde 2012, devido a uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) as vias urbanas e rodovias não precisam mais ter placas alertando a existência de radares fixo ou móveis. Porém, as placas de velocidade máxima precisam e devem estar posicionadas durante a sua na extensão. Outra mudança é que qualquer rua ou avenida pode ser fiscalizada.
Estrutura de Campo Bom
O primeiro equipamento de controle de velocidade no município entrou em funcionamento em 1999. O coordenador do departamento de Trânsito do município, Raul Frohlich, destaca que hoje a prefeitura dispõe de dois radares móveis (um deles capaz de identificar veículos roubados ou com o licenciamento vencido).