Sapiranga passará a contar com aplicativo que monitora possíveis casos de Covid-19

Sapiranga – Na manhã de quinta-feira, 7 de maio, foi apresentado o aplicativo de coleta de dados referentes aos sintomas e evolução epidemiológica de pessoas com coronavírus, em Sapiranga. O projeto é uma parceria público-privada firmada entre a Prefeitura de Sapiranga e a empresa Paipe Soluções Tecnológicas, especialista em tecnologia e inovação. “A Administração Municipal buscando prestar sempre o melhor atendimento a população, inclusive frente aos desafios que a Covid-19 tem representado, firmou importante parceria com empresa de tecnologia e inovação no combate ao vírus”, destacou a prefeita Corinha Molling.

A Cidade das Rosas será a primeira a utilizar o aplicativo, que rodará em formato piloto a partir da segunda quinzena de maio. A intenção é que as empresas da cidade que optarem por retomar as atividades, deverão adquirir um termômetro infravermelho e baixar o aplicativo via smartphone. O Simot – Sistema de Monitoramento de Temperatura, possibilitará uma pesquisa de dados, em tempo real, que auxiliará no mapeamento de possíveis casos de Covid-19, reportados à Secretaria Municipal de Saúde, que será responsável pelas análises e desenvolvimento das políticas públicas de saúde voltadas para o controle epidemiológico. O software será disponibilizado em indústrias de grande circulação de pessoas, para o comércio, postos de saúde e posteriormente nas escolas, garantindo aos munícipes segurança na retomada das atividades.

Também estiveram presentes no encontro a secretária municipal de Saúde, Janete Hess, representantes da Paipe, empresários, profissionais da saúde, Ouvidoria e equipe do Departamento de TI da Prefeitura.

Aplicativo

Entre as funcionalidades do aplicativo Simot estão o sistema de monitoramento de temperatura e outros sintomas dos colaboradores das empresas; classificação e mapeamento precisos das ocorrências, destacando e identificando os casos que necessitam de atenção; dados qualificados e atualizados diariamente para tomadas de ações tanto pela empresa como pela Secretaria de Saúde do Município; informações e notícias com links para os canais oficiais disponibilizados pela Prefeitura e MS, além de dicas sobre prevenção, tratamento, EPI’s, higiene, cuidados, transmissão, entre outros.

O Simot faz a leitura do crachá do colaborador, via QR code ou CPF. Em seguida, solicita que seja feita a medição. Depois é só digitar a temperatura e demais sintomas, e enviar os dados. Se a temperatura for acima de 37ºC, a prefeitura recebe um alerta na hora. Dessa forma, o município tem acesso aos dados referentes aos sintomas e consegue adotar uma ação rápida, como o afastamento do funcionário e a realização de testes para identificar a presença do vírus, por exemplo.

A PAIPE

Empresa de tecnologia de Campo Bom, desenvolveu um aplicativo voltado para gestores públicos controlarem como está a temperatura dos trabalhadores em tempo real. Por meio do aplicativo, chamado Simot – Sistema de Monitoramento de Temperatura, as empesas informam diariamente qual a temperatura e demais sintomas do funcionário. Já a Secretaria de Saúde do Município tem acesso a esses dados imediatamente, por meio de um painel que gera alertas, informando se há indício do vírus em determinada empresa ou região.

Fonte: PMS