Sapiranga passa a oferecer 100 vagas de cursos técnicos para estudantes

Secretária Cláudia e diretora pedagógica Ana visitando as salas do projeto Foto: Divulgação

Sapiranga – Uma parceria entre a Prefeitura de Sapiranga e Senai amplia as vagas do projeto Vocações Profissionais. Neste ano letivo, 100 estudantes irão participar dos cursos técnicos desenvolvidos pelo Senai.
A diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Ana Andrioli, explica que o projeto é direcionado para alunos de 8º e 9º ano do ensino fundamental e as aulas iniciam no próximo dia 17. Serão três turmas no turno da tarde e uma pela manhã.

As vagas são para os cursos de preparação para o mundo do trabalho, instalações elétricas, robótica – lego zoom, tecnologias do calçado, informática e aplicativos para escritório e lógica de programação. “São seis módulos, totalizando 288 horas. Para este ano, conseguimos inserir conteúdo de lógica e programação. Todas as aulas acontecem na sede do Senai e estamos muito felizes em conseguir ampliar as vagas. Fizemos um estudo e, mesmo com o aumento de vaga, já temos uma fila de espera grande, de alunos que têm interesse em participar dos cursos”, destacou Ana.

“Preparar os nossos jovens”

A prefeita Carina Nath é uma incentivadora do projeto Vocações Profissionais e reforça que a Administração não tem medido esforços para oferecer oportunidades e preparar os jovens para o futuro mercado de trabalho. “Nós abraçamos esse projeto que, neste ano, triplicou o seu alcance, passando a ser oferecido para 100 estudantes dos oitavos e nonos anos. É uma oportunidade muito rica que pode introduzi-los em alguma profissão, sendo uma maneira de preparar os nossos jovens para o mercado de trabalho”, disse a chefe do Executivo sapiranguense.

Educação de qualidade

A secretária de Educação, Cláudia Kichler, reforça que esta “é uma oportunidade que estamos oferecendo aos alunos para que tenham outras possibilidades de visão de futuro. Precisamos oferecer o conhecimento além da sala de aula, é também para isso que a Educação do município de Sapiranga trabalha: oferecer educação de qualidade!”, disse a chefe da pasta.

“MAIS UMA IMPORTANTE INICIATIVA NA EDUCAÇÃO”

O projeto já é realidade desde 2021 em Sapiranga. “Essa é mais uma importante iniciativa para qualificar ainda mais a educação pública do nosso município e oportunizar a esses jovens a preparação para o mercado de trabalho. Somos sabedores de que mão de obra qualificada, às vezes é uma dificuldade ao nível de município, e é nosso papel, então, dar a oportunidade dessa formação aos nossos alunos”, enfatizou a diretora pedagógica Ana, concluindo: “Realmente é uma iniciativa muito importante, abrindo os horizontes, trabalhando diferentes habilidades dos nossos alunos, trazendo a eles uma formação qualificada, de uma instituição de muita história e que, com certeza, vai fazer a diferença na vida deles”.