Sapiranga muda a rotina da sua Casa de Passagem

Município recupera instalações do local e coordenadora destaca medidas que transformaram o espaço

Região – Objetos que não eram aproveitados para a socialização de 13 jovens no Centro de Atendimento São Francisco – mais conhecido como Casa de Passagem de Sapiranga – como computadores, ajudam a transformar a realidade dos adolescentes que vivem no local. Até mesmo itens básicos como a instalação de espelhos, ajudam a recontar histórias (algumas tristes) de crianças vítimas de violência doméstica e que através do reflexo da própria imagem, relembram episódios traumáticos. “Em alguns casos, estas crianças não tinham acesso há um simples espelho. A disponibilização deste objeto contribui para o reconhecimento deles como pessoa”, destaca a coordenadora do local, Clair Mendel.
O trabalho no espaço foi potencializado neste ano e ficou mais propício para a recuperação da autoestima dos jovens, após a Prefeitura investir na readequação de toda a instalação elétrica da Casa, qualificar o pátio de recreação e adotar medidas simples, mas que acabam devolvendo a identidade de cada um. “O armário que era coletivo, agora é individualizado e cada um possui suas roupas”, explica Clair.
A coordenadora e professora, Clair Mendel, destaca ainda a importância de oferecer projetos extraclasse. “Conseguimos aumentar a frequência escolar das crianças e inscrevemos eles em projetos esportivos e de lazer no contraturno”, revela.

Socialização destacada por coordenadora

Para evitar rotulações aos jovens que vivem na Casa de Passagem quando eles frequentam os projetos extracurriculares, a coordenação adota uma série de cuidados. “No projeto de futebol com a Associação Sapiranga, por exemplo, buscamos apoio de uma empresa para fornecer o material esportivo”, conta Clair Mendel, destacando a importância da socialização de todos os jovens.

Só na parte elétrica, a Prefeitura investiu mais de R$ 10 mil. Uma nova pracinha de brinquedos foi instalada, uma brinquedoteca e uma sala de informática com cinco computadores foi disponibilizada. Também receberam melhorias os banheiros. Foram adquiridos dois jogos de sofás novos e uma televisão. Os funcionários também receberam novos uniformes.