Sapiranga modifica coleta seletiva para ampliar reciclagem

O aumento dos percentuais de lixo reciclado no município passa pela conscientização, também, dos moradores. Começou a valer a partir desta quinta-feira (11) o novo sistema de recolhimento de lixo doméstico.
A principal meta da Prefeitura e da Secretaria de Meio Ambiente é aumentar os índices de material reciclado e qualificar a coleta. Para isso, sete caminhões estarão recolhendo o lixo descartado pelos moradores. A diretora de Meio Ambiente da Prefeitura, Andréa Oberherr, explica que somente no final do mês de setembro, será possível apontar se houve acréscimo nos índices de material reciclado. “As pesagens periódicas dos resíduos que chegam à Cetrisa ocorrerão normalmente, e, a partir da venda do material pela cooperativa Recicooper, saberemos se houve crescimento ou não na quantidade de resíduos reciclado”, explica.
Fique por dentro da coleta seletiva:
*Todo material encaminhado para coleta deve estar embalado em sacos ou sacolas e pesar até 25 kg;
*Os funcionários da coleta não fazem a limpeza das lixeiras (resíduos soltos), por isso, é importante ficar atento aos dias e horários da coleta, para que as embalagens não fiquem por muito tempo nas lixeiras, podendo ser abertas por catadores ou rompidas por animais;
*Atualmente, são coletadas 47 toneladas de resíduos por dia, no município de Sapiranga, sendo reciclados apenas 8%. Este percentual é baixo justamente porque o lixo vem muito misturado. Para que este índice aumente, é necessário que a separação dos resíduos em seco e orgânico seja feita de forma sistemática e habitual, em todas as residências.
Quais são as mudanças na prática:
SISTEMA ANTIGO:
>Coleta de lixo orgânico
Um caminhão era o responsável pelo recolhimento do lixo orgânico e outro o lixo seco;
>Caminhões em uso
Até 2013, eram apenas dois caminhões realizando o recolhimento dos resíduos: um recolhia o lixo orgânico e outro o seco;
>Quantidade de lixo recolhida diariamente em Sapiranga
Cálculos da Prefeitura revelam que cerca de 42 toneladas de lixo doméstico são recolhidos todos os dias. Deste total, oito toneladas eram recicladas;
>Horário do recolhimento:
Das 7 às 13 horas e das 13 às 17 horas.
SISTEMA ATUAL:
>Coleta de lixo orgânico
Serão quatro caminhões para recolher o material orgânico descartado pelos moradores e três para o lixo seco;
>Caminhões em uso
Com a mudança, agora, serão sete caminhões atuando na coleta seletiva do município;
>Quantidade de lixo recolhida diariamente em Sapiranga
A expectativa da Prefeitura é que passem a ser recolhidas mais de 42 toneladas de lixo. A quantidade reciclada também deve subir;
>Horário do recolhimento:
Das 7 às 13 horas e das 13 às 17 horas
Roteiro da coleta Seletiva em Sapiranga
COLETA DE LIXO SECO 
2ª feira a sábado: Centro (Av. Mauá até ERS 239), Av. Presidente Kennedy, Residenciais São Luiz, Monte Castelo, Ferrabraz e Centenário.
2ª feira e 5ª feira: bairros Centenário, Sete de Setembro, São Jacó, Harmonia, Piquete e Novo Horizonte.
3ª feira e 6ª feira: bairros São Luiz, Oeste, Amaral Ribeiro Velho, Vila Irma e Santa Fé.
4ª feira e sábado: Loteamento Ferrabraz até Sol Nascente, Loteamento Musa até Pinheirinho, Itu e Lagos Park, arredores da sede campestre do Clube 19 de Julho pela Rua Monte Castelo, Porto Palmeira, arredores do Rio dos Sinos, Loteamento Floresta e Cooperhab/AABB e Vila Nova.
1ª e 3ª quartas-feiras do mês: Zona Rural (Morros, inclusive Picada dos Nabos).
COLETA DE LIXO ORGÂNICO 
2ª feira a sábado: Centro (Av. Mauá até ERS 239), Av. Presidente Kennedy, Residenciais São Luiz, Monte Castelo, Ferrabraz e Centenário.
2ª feira e 5ª feira: bairros São Luiz, Oeste, Amaral Ribeiro Velho, Vila Irma e Santa Fé.
3ª feira e 6ª feira: bairros Centenário, Sete de Setembro, São Jacó, Harmonia, Piquete e Novo Horizonte.
4ª feira e sábado: Loteamento Ferrabraz até Sol Nascente, Loteamento Musa até Pinheirinho, Itu e Lagos Park, arredores do Clube 19 de Julho pela Rua Monte Castelo, Porto Palmeira, arredores do Rio dos Sinos, Loteamento Floresta e Cooperhab/AABB e Vila Nova.