Sapiranga intensifica ações de reparos nas estradas da zona rural

Sapiranga – Desde o mês de outubro, equipes da Secretaria de Obras Públicas e Serviços Urbanos têm intensificado o trabalho de manutenção nas estradas da zona rural de Sapiranga. Os reparos são realizados o ano inteiro, já que muitos moradores das localidades mais distantes utilizam diariamente os acessos. No entanto, por causa do início do veraneio, a atenção precisa ser redobrada.

 

Até o início de novembro já foram realizadas benfeitorias em trajetos que somam mais de 20km. Entre os locais estão a Estrada São Jacó, Bela Hu, Alto Ferrabraz e Picada Verão, que nesta semana está recebendo reparos. Outros pontos também são monitorados constantemente como a Estrada do Carlão e o acesso às rampas de voo livre. Este trecho tem recebido fluxo intenso devido a eventos esportivos importantes sediados na cidade como o Pan-Americano de Down Hill, no mês de setembro, e a uma das etapas do Campeonato Gaúcho de Asa-Delta que acontece neste final de semana.
Os acessos rurais estão mais suscetíveis às intempéries climáticas, por isso, a atenção redobrada por parte da Secretaria de Obras. “Estamos sempre em alerta, de uma chuva mais forte ou vento que derruba os galhos”, informa o órgão. Como a região acaba recebendo muitos turistas, é importante também orientar aos usuários que, mesmo em boas condições, as estradas exigem maior atenção no trânsito e na velocidade de tráfego, principalmente nos trechos de precipitação.

Atenção para o entorno

As equipes da Prefeitura que trabalham com a manutenção das estradas também direcionam atenção para o entorno da via. Os reparos envolvem o patrolamento, para firmar o solo, empedramento com saibro, para maior aderência no caso de chuva e também alargamento, nos pontos onde acontece a erosão. No caso do Morro Ferrabraz, que possui trechos de caminhos íngremes, o escoamento das águas deve ser considerado e também recebe atenção na conservação da estrada. Há também os pontos onde a mata é mais fechada e a queda de galhos pode prejudicar o trânsito e até ser perigoso para quem está trafegando. Nesse sentido também são usados o trator e a roçadeira para que o acesso fique o mais seguro possível.

Manutenção durante todo o ano

O início do período de veraneio e o aumento do fluxo nos trechos rurais exige a atenção redobrada com essas manutenções. No entanto, a Secretaria de Obras reforça que realiza ações durante o ano todo nas localidades. O monitoramento é constante no inverno, quando fortes chuvas provocam o aparecimento de buracos ou árvores mais antigas caem. Por uma questão prática, durante os meses de tempo seco, é mais viável que as ações se intensifiquem, mas os moradores que usam estes acessos na sua rotina também observam que a conservação das estradas é uma das prioridades das equipes de reparos.