Sapiranga intensifica ações de combate aos focos do mosquito transmissor da dengue

Foto: Divulgação/PMS

Sapiranga – A Prefeitura de Sapiranga, através do Setor de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, realiza, periodicamente, vistorias por toda a cidade, com o objetivo de identificar focos de Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, febre Chikungunya e Zika vírus, e orientar a comunidade quanto aos cuidados que devem ser seguidos.

 

Na tarde desta segunda-feira, 23, parte da equipe da Vigilância Sanitária vistoriou o Cemitério da Saudade, no Centro da cidade, onde diversos possíveis focos foram identificados, inclusive constatada a presença de larvas. Amostras foram então encaminhas ao laboratório municipal para análise. O pedido à comunidade, ao levarem flores ao local, é que utilizem apenas vaso de plástico, furado, e sem água. Durante a vistoria, são furados aqueles vasos que não estejam de acordo, e os vasos de vidro são descartados.

 

Salientando que no verão, o número de focos aumenta, visto a água estar mais aquecida, o que proporciona um ciclo mais rápido de eclosão do mosquito. As equipes, quinzenalmente, também visitam os 119 Pontos Estratégicos de Sapiranga, como floriculturas, ferro velhos, autopeças, cemitérios, lavagens, reciclagens e postos de gasolina.

Com o apoio dos agentes de saúde dos bairros, as equipes ainda trabalham visitando e orientando as pessoas nas suas residências, quanto a importância de não deixar água parada nos pátios, manter as piscinas limpas, colocar tela em ralos e tonéis de água da chuva. Assim como manter os lixos bem amarrados nas lixeiras, limpar com esponja e sabão recipientes de água dos animais, renovar a água das bromélias e atentar para objetos como potes, pneus e brinquedos que possam armazenar água da chuva.

Conforme levantamento atualizado no último dia 11 de novembro, são 497 focos do mosquito em Sapiranga.

Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Sapiranga