Sapiranga inicia preparação do 5º Festival de Ginástica

Alunos das três redes de ensino estão se preparando com intensos ensaios para a apresentação no V Festival de Ginástica Artística de Sapiranga, dia 24, no ginásio Nenezão. Os mais de 300 alunos envolvidos fazem parte do projeto Ginástica Artística, que neste ano está completando dez anos de atuação no município.
O projeto, que é coordenado pelas professoras Carla Matzenbacher, Monica Fão e Catiucia Greff, conta com aparelhos oficiais de ginástica artística no Nenezão, local onde os alunos realizam os ensaios. No projeto são atendidas crianças entre 4 e 18 anos.
Durante a competição serão feitos rodízios nos aparelhos, Solo, Trave, Cavalo e Saltos no Trampolim.
A professora Carla explica que o Festival servirá para que os pais e a comunidade possam acompanhar o trabalho que está sendo realizado com os alunos. “Uma apresentação valoriza e incentiva o aprendizado”, esclarece. A professora também diz que um dos principais objetivos do projeto é fazer com que as crianças vençam limites na modalidade, se preparando para outros desafios da vida.
Benefícios para os alunos
*A ginástica artística traz diversos benefícios para os alunos que a praticam. Segundo a professora Carla, com a prática do esporte é possível trabalhar o equilíbrio, coordenação, flexibilidade, força e freio inebitório.
*O projeto envolve diversas atividades desafiadoras, que desenvolvem a coragem e determinam o caráter dos alunos.
*Um grupo de meninas que pratica ginástica artística há mais tempo, através do projeto, ajuda as professoras durante as aulas a ensinar os mais pequenos. “Pratico a modalidade há quatro anos e é uma das coisas que mais gosto de fazer”, disse a aluna Eduarda Herber, 12 anos.
Ginástica artística ajuda no amadurecimento
A estudante da escola Pastor Rodolfo Saenger, Júlia Garcia Schmidt, de seis anos, tem demonstrado grande habilidade e desenvoltura nas aulas de ginástica artística. “Nós aprendemos muitas coisas através da ginástica”, ressalta a aluna. Seu pai, Jairo Schmidt diz que as aulas ajudaram sua filha a amadurecer e que quer que ela continue participando nos próximos anos.
“Esse tipo de atividade muda a rotina das crianças”, disse Jairo.
Grupos especiais
As escolas Maria Emília de Paula, Dr. Décio Gomes Pereira e Leopoldo Sefrin possuem um grupo especial que participará do Festival, devido ao fato de possuírem professores de ginástica artística dentro das instituições. Os demais alunos que participarão do evento realizam as aulas semanalmente no ginásio Nenezão. As aulas no Nenezão acontecem de segunda a sexta-feira, pela manhã e pela tarde.
Excelente estrutura
O projeto de Ginástica Artística de Sapiranga é visto como um diferencial, já que é uma das únicas cidades que possui aulas tão elaboradas na região. Neste ano, o Nenezão recebeu da Prefeitura iluminação nova, com lâmpadas de maior qualidade, espelho e um solo novo, no qual as atividades são praticadas. “Outro ponto que demonstra a excelência do espaço é o fato de possuir estrutura para envolver todos os alunos interessados do nosso município”, explica a professora Carla.