Sapiranga inicia a construção de 101 casas na Vila São Paulo

Sapiranga – Um grande empreendimento da Prefeitura deve reassentar 101 famílias moradoras da Vila São Paulo. Segundo o secretário de Planejamento Urbano, Edison Conceição, a área de três hectares, localizada às margens do Travessão Ferrabraz, na vila São Paulo, bairro São Jacó, está denominada como Nova São Paulo. As 101 novas residências começaram a ser construídas nesta semana, com o radier de concreto (piso) sendo feito nas primeiras residências. A terraplanagem, que começou há dois meses, está quase 100% concluída e a parte do hidrossanitário está com 30% das obras finalizadas.
As residências terão 42m²,  dois quartos, sala com cozinha e banheiro. As casas abrigarão famílias que sairão da Vila São Paulo, onde outro grande investimento será feito para regularizar a área. “As ruas da Vila São Paulo são muito estreitas e há uma densidade muito grande de pessoas. Algumas famílias se mudarão para as novas casas, para que possamos cuidar da parte elétrica e do esgoto pluvial e abrir travessas na Vila. Transformaremos a qualidade de vida destes moradores”, explica Conceição.
A área de três hectares, onde estão em construção as 101 residências populares, foi doada pela Prefeitura. A expectativa é de que as famílias sejam realocadas no início de 2016. Os proprietários das casas da atual Vila São Paulo, que foram desmanchadas pela Prefeitura, atualmente, recebem aluguel social provisioriamente, até as novas casas ficarem prontas. “Depois, essas pessoas terão casas novas”, disse Conceição. O principal objetivo do assentamento das famílias no novo espaço é transformar completamente a São Paulo. “Quem continuar residindo na casa que já possui, terá melhores condições e espaço, com o desafogamento que a mudança de 101 famílias daquela localidade possibilitará”, ressalta Conceição.
Novo sistema de casas
O modelo de casas que está sendo construído na Nova São Paulo é inédito em Sapiranga. Diferente das casas populares já construídas, essas estão sendo feitas de concreto revestido com PVC. “Novo Hamburgo é a cidade mais próxima que possui este modelo de casas”, disse Conceição.
O novo modelo foi escolhido por necessitar de menos mão de obra, sua construção ser mais rápida e a estrutura ter maior resistência do que a de casas de tijolos.
Edison Conceição ressalta que construir casas que não terão problemas no futuro é uma das preocupações da gestão da prefeita de Sapiranga, Corinha Molling.