Sapiranga ganhará mais ciclovias

Município projeta expansão da sua rede cicloviária. Prefeitura sinaliza com construção de novo trecho entre três bairros

Conhecida pela prática do Voo Livre, Sapiranga poderá ser considerada, cada vez mais também, a Cidade das Bicicletas. Com o projeto de construção da Avenida Travessão Ferrabraz, a projeção da Prefeitura de Sapiranga é construir, também, mais quatro quilômetros de ciclovia simultaneamente. Porém, não há prazo para esta ação iniciar, pois ela está incluída no processo de construção de mais uma etapa da Avenida Travessão Ferrabraz. A ciclovia deve iniciar na Rua Lima Barreto e se estenderá até a Rua Irmã Dulce.

Conforme o Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PlanMob), Sapiranga possui 10,2 quilômetros de ciclovias, divididas em 7,2 km dentro do perímetro urbano e de responsabilidade da Prefeitura e 3 km na RS-239, sob responsabilidade do Estado. O PlanMob deixou evidente que a infraestrutrura é insuficiente e a Prefeitura trabalha na expansão da malha cicloviária.

Para mudar este cenário, a Prefeitura elabora um mapa para identificar as necessidades de intervenção nas ciclovias e ciclofaixas. Na Avenida Mauá, existe a intenção de incluir elementos de controle de acesso de pedestres. O PlanMob ainda aponta a necessidade de pintura de toda a faixa trafegável por bicicleta nas ciclofaixas existentes. A conectividade entre as ciclovias foi outra constatação do PlanMob. A integração com o transporte coletivo é outra meta e está em estudo a construção de um bicicletário em um futuro terminal central. Uma estação de bicicleta compartilhada também é citada no PlanMob.

Confira esta reportagem na íntegra na edição impressa do Jornal Repercussão.