Sapiranga fortalece capacitação de professores e da comunidade escolar

Supervisora Aline e secretária Cláudia destacam os pontos positivos do aplicativo Foto: Melissa Costa

 Sapiranga – A Secretaria de Educação (SMED), através do Polo Universitário de Educação a Distância (Polo UAB/Sapiranga) em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), oferecerá cursos em diversas áreas a todos os professores e demais integrantes da comunidade escolar da Educação Básica do Município. O Programa “Temas Emergentes e Ensino Híbrido para Educação Básica” consiste em 18 cursos independentes, cada um com duração de quatro semanas (totalizando 40 horas) e com dois encontros virtuais síncronos (ofertados das 19 até as 20h30min). As formações acontecerão de julho a dezembro de 2021.

“Ficamos muito felizes em oportunizar esses cursos diversificados. A parceria com uma universidade renomada como a UFSM, é uma ótima oportunidade para aprimorar os conhecimentos ”, destaca a secretária municipal de Educação, Cláudia Kichler.

Serão ofertadas, mensalmente, três opções de cursos de capacitações, transmitidos pelas plataformas Google Classroom (Sala de Aula), Farol UFSM e YouTube. Cada servidor municipal poderá escolher apenas um curso por mês, dentre os assuntos disponíveis. Para certificação e permanência no programa, os servidores deverão participar dos dois encontros virtuais de cada curso. Caso o cursista não assista os dois ou um encontro, será considerado evasão/desistência, e acarretará no desligamento e perda da vaga nos demais cursos.

Conforme a Secretaria de Educação, o intuito do programa de extensão é refletir, principalmente, sobre o ensino híbrido no contexto escolar durante a pandemia e pensar sobre a construção de conhecimento dos envolvidos, com uma visão multidisciplinar e crítico-reflexiva. A realização dos cursos permitirá o desenvolvimento de estratégias para a oferta de um ensino democrático na educação básica, buscando assegurar o direito à aprendizagem de qualidade.

Ambiente e aprendizado

Pensar em alternativas que propiciem o acesso ao conhecimento e a interação entre diferentes sujeitos, especialmente num período caracterizado pelo cancelamento das atividades presenciais e do confinamento social, é disponibilizar um ambiente que fortaleça o conhecimento e a aprendizagem. Mais do que planejar os protocolos sanitários para a segurança de toda a comunidade escolar, é necessário articular estratégias que atendam aos novos desafios da educação, como os temas emergentes que envolvem o ensino remoto e à distância.

Objetivos da ação

– Apoiar o planejamento, a produção e a elaboração de práticas educativas no ensino híbridos para professores e a comunidade escolar, ampliando o universo cultural e possibilitando diálogos problematizadores;
– Fortalecer a comunidade escolar durante o ensino híbrido, potencializando a qualificação através do trabalho colaborativo e interativo;
– Valorizar a realidade vivenciada na construção do conhecimento, a fim de diminuir a evasão e formar estudantes mais autônomos, entre outros.