Sapiranga estuda isentar estudantes no transporte público

A isenção dos estudantes de baixa renda pode se tornar realidade também no município. Secretarias da Prefeitura analisam a proposta, que reduziria os gastos com transporte de centenas de jovens. Na Lei 5.394/2014, aprovada pelos vereadores, a proposta mantém o custeio de 50% do valor da passagem.
A nova lei, entre outras medidas, estabelece as regras, normas e punições para o Sistema de Transporte Público Coletivo de Sapiranga.
Através desta lei, a prefeita, Corinha Molling, terá também, a segurança jurídica para convocar uma Audiência Pública (sem data para ocorrer) com a população para ouvir sugestões. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, após esta audiência, o edital de concorrência pública para empresas interessadas em operar em Sapiranga será aberto.
Estudo concluído
>No final de 2013, a Prefeitura de Sapiranga contratou uma empresa de consultoria, para construir um estudo completo das principais necessidades e gargalos do transporte público do município.
>Passados mais de quatro meses da sua conclusão, foi apresentada à prefeita uma série de modificações.
>Entre as necessidades apontadas no estudo estão a criação de novos itinerários (não divulgados pela Prefeitura).
>Mas, a medida que traria o maior impacto é a regra que determina a vida útil da frota, não podendo ultrapassar os oito anos, sendo dois por cento da frota, zero quilômetro.
Araricá ganhará circular
Conforme o prefeito, Sergio Machado, depois da aprovação da lei 34/2014, que dispõe da concessão, permissão e autorização de transporte coletivo, o município caminha para resolver um grave problema: a falta de linhas de transporte público dentro do município. “É o começo de uma solução aguardada há 10 anos pelos moradores. Fizemos um estudo e teremos empresas parceiras”, cita.
Nova Hartz ainda sem paradão
Depois do fechamento da antiga rodoviária de Nova Hartz, os usuários do transporte público do município ainda não contam com um local adequado para embarque e desembarque dos passageiros. O projeto de reforma e instalação de um terminal na Praça Nascente do Vale, na Rua Guilherme Albino Muller, 555, bairro Centro, ainda não está pronto e não possui data para iniciar o seu funcionamento.
Bairros distantes incluídos
Uma das necessidades para os moradores é a fixação e adequação de horários para que a população consiga, principalmente, se deslocar da casa para o trabalho. “A linha, de 20 quilômetros, sairá do Porto Palmeira, passa pela Cipatex, Vila Grings  e Morada Nobre. Serão de seis a oito horários por dia. Assim, os trabalhadores estarão contemplados”, assegura.
Mais linhas durante eventos
Em Campo Bom, um dos pedidos encaminhados pelos vereadores para o consórcio que detém a concessão do serviço de transporte público, é a necessidade de haver mais linhas nos períodos de novembro de dezembro, época em que a Administração promove uma série de shows e eventos no Largo Irmãos Vetter.
Curtas
>Conforme o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Sapiranga, Delso Ivan Civa (o Dídio), o Ministério Público também acompanha os desdobramentos da concessão do serviço de transporte público do município. “Temos o parecer favorável da promotoria”, destaca Dídio. O secretário revela ainda que o município deve ganhar outros 30 pontos de embarque e desembarque de passageiros, que serão distribuídos pelo município.
>Em Campo Bom, encerrou na quarta-feira (13) o período para os pais e estudantes solicitarem o passe livre. Na próxima quarta-feira (20) será divulgada a lista com os nomes dos estudantes contemplados com o benefício. A Prefeitura espera contemplar cerca de 1.500 estudantes.