Sapiranga estuda como implantar Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular Gaúcho (RCG)

Sapiranga – A Prefeitura de Sapiranga, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, está realizando diversas atividades de estudo como forma de preparação para introduzir a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular Gaúcho (RCG) a partir do próximo ano na Rede Municipal de Ensino.

Em encontros que ocorrem no auditório da secretaria, profissionais de educação que atuam nas três redes de ensino (municipal, estadual e particular) estão participando das discussões que abordam todas as áreas de ensino. Em andamento desde a primeira metade de abril, os encontros estão programados para acontecer em diferentes dias até 17 de maio.

A coordenação dos encontros está a cargo de uma comissão de professores formada ainda em 2018 e que está desenvolvendo a construção do chamado documento de território que é o Referencial Municipal Curricular.

Saiba Mais

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Já o Referencial Curricular Gaúcho (RCG) foi elaborado em regime de colaboração entre a Secretaria Estadual da Educação (SEDUC), a União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (UNDIME) e o Sindicato do Ensino Privado no Rio Grande do Sul (SINEPE/RS) e será o norteador dos currículos das escolas gaúchas a partir de 2019. As mudanças, que seguem as diretrizes da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), valerão para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.

Fonte e foto: PMS