Sapiranga estuda ampliar internet gratuita em 2015

Primeiro foi Campo Bom, em 2009, que inovou e passou a oferecer internet gratuita aos moradores. Em Sapiranga, o projeto piloto foi implantado nos anos 2000 e ampliado pelo ex-prefeito, Nelson Spolaor.  Uma década após as primeiras ações das Prefeituras na área de inclusão digital, as realidades são distintas nos dois municípios.
Enquanto Campo Bom oferece uma consistente rede, 17 torres distribuídas pelo município e permite a conexão a rede de computadores para todos os moradores, Sapiranga conta com seis torres, cobrindo parcialmente o município.
O coordenador do Departamento de Informática da Prefeitura de Campo Bom, Marsal Vaz Mariani, enaltece o aumento de banda de 20 para 50 megabytes, melhorando ainda mais a velocidade do sinal de internet captado pelos moradores.
Teste em Campo Bom
Com um smartphone, a reportagem do Repercussão testou o serviço de internet via rádio da Prefeitura de Campo Bom. Em frente da Escola de Educação Infantil Estrelinha Azul, no bairro Aurora, o sinal oscilou entre 1 e 11 megabytes. “Alguns smartphones possuem uma antena fraca e isso influencia na navegação, dificultando a abertura de páginas”, comenta Marsal Vaz Mariani.
O diretor de informática da Prefeitura de Campo Bom revelou que a navegação não apresentaria dificuldade caso 
o teste fosse realizado através de um computador ou notebook, através de uma antena externa de captação de sinal.
Onde a internet pega
O sinal de internet a rádio da Prefeitura de Campo Bom está funcionando nas imediações dos seguintes locais: Ubs Quatro Colônias, Escola Lúcia Mossmann, Escola D. Pedro I, Escola 25 de Julho, Escola Amarelinha, Escola Aquarela, Escola Sempre Unidos, Escola Marquês do Herval, Escola Borges de Medeiros, Brigada Militar, Largo Irmãos Vetter, Prefeitura, Escola Estrelinha Azul, Escola Santos Dumont e Escola Arco-Íris.
Onde a internet não pega
O serviço deve ser restabelecido em breve nas imediações dos seguintes locais: Escola Princesa Isabel e Escola Dona Augusta.
O sinal de internet a rádio da Prefeitura de Sapiranga está funcionando nas imediações dos seguintes locais:  escola La Salle, Escola Pastor Rodolfo Saenger, Escola Branca de Neve, Escola Maria Ruth Raymundo, Décio Gomes Pereira e Ciep (onde o sinal não está funcionando por apresentar problemas técnicos.
Sapiranga garante qualidade e projeta melhoria
A Diretoria de Informática da Prefeitura de Sapiranga possui um projeto para dobrar o serviço de internet gratuita aos moradores. Atualmente, cinco das seis torres estão em funcionamento, permitindo que 4.468 pessoas cadastradas utilizem o serviço. Em 2013, quando assumiu a Diretoria de Informática da Prefeitura de Sapiranga, Everaldo Alves Mariano relatou que até 50 usuários utilizavam a internet gratuita da Prefeitura. “Hoje, depois de uma série de melhorias e avanços, temos picos de até 800 usuários utilizando o sistema simultaneamente”, revela.
Como acessar a internet no seu município
Seja em Campo Bom ou Sapiranga, o usuário deve comprar uma antena externa receptora de sinal de internet e se cadastrar no Protocolo da Prefeitura.