Sapiranga é único município que apoia, via subsídio, o transporte universitário

Região – Dezenas de estudantes se deslocam, diariamente, para cidades da região em busca de formação superior. Contudo, além dos gastos com mensalidade do curso, materiais e alimentação, ainda é necessário investimento em transporte universitário.

Para muitos destes estudantes os gastos mensais pesam no orçamento e, por isso, se veem obrigados a diminuir os dias que frequentam o curso ou, até mesmo, interromper a graduação. Embora não seja obrigação dos municípios oferecer subsídios para o transporte universitário, algumas cidades auxiliam os estudantes com gastos mensais em transporte.

Na região de abrangência do Jornal Repercussão, somente Sapiranga tem subsídio para o transporte universitário aos estudantes. O subsídio cedido pelo município corresponde a 35% do valor médio gasto pelo aluno com o transporte durante um semestre.

Para solicitar, o aluno deve, antes do início de cada semestre, comparecer no setor de Protocolo da Prefeitura e realizar a sua inscrição para a seleção. O edital é sempre disponibilizado com antecedência e nele constam os documentos necessários e a ficha de inscrição.

Beneficiados pelos subsídios

A legislação em Sapiranga, que regulamenta o transporte universitário, prevê que os contemplados sejam alunos que tenham renda per capita de até um salário mínimo e que a universidade fique distante a até 80 km de Sapiranga. Não é possível precisar quantos alunos são contemplados por ano, pois há variações. Contudo, em 2018/1 foram beneficiados dois estudantes.

A falta de subsídios nos outros municípios acaba afetando o acesso ao ensino para muitos alunos. Na imagem ao lado, uma estudante de Araricá destacou a importância do subsídio para os universitários.

Os universitários de Araricá vêm buscando há tempo o apoio da Prefeitura, mas nem todos os cursos recebem apoio. A estudante afirma que, se houvesse o subsídio, muitos jovens iniciariam o ensino superior.

Araricá explica situação

Conforme o auxiliar da Secretaria de Educação de Araricá, Christian Rost, a Prefeitura oferece subsídio para o transporte universitário para moradores que cursam somente pedagogia e cursos técnicos. Para a solicitação do subsídio, o estudante deve procurar o setor de Protocolo da Prefeitura e fazer a solicitação. O pedido será encaminhado para a Procuradoria analisar e, na sequência, para a Secretaria da Fazenda autorizar o pagamento. A solicitação deve ser realizada no mínimo com um mês de antecedência do início do semestre.