Vídeo: Sapiranga e Corsan inauguraram ETE Passo da Cruz

Sapiranga – Um intenso trabalho da Prefeitura para recuperar a ETE Passo da Cruz, foi coroado nesta sexta-feira (14) com a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Entre 2011 e 2012, a estrutura foi completamente vandalizada e diversos componentes elétricos foram furtados no decorrer dos anos. Com isso, entre 2013 a 2017, a Prefeitura e a Corsan iniciaram um extenso cronograma de ações para conseguir reestruturar o local.

Para reformar toda a ETE, foram utilizados R$ 930.000,00 do Fundo de Gestão Compartilhada, gerido pela própria Corsan e a Prefeitura.

Ainda no governo do ex-prefeito, Nelson Spolaor (PT), a Funasa liberou R$ 12,8 milhões para que a Prefeitura construísse a estação e as redes coletoras de esgoto, que levarão os dejetos dos bairros Sete de Setembro e São Luiz (parcialmente) até a ETE, que passa a ser de responsabilidade da Corsan.

Secretário contextualiza

O secretário de Planejamento, Habitação, Segurança e Mobilidade, Carlos Maurício Regla, recorda que as obras iniciaram em 2008 e seguiram sem interrupções até 2010, quando ocorreram problemas na prestação de contas.

Situação da ETE acompanhada

Em 2016, o Repercussão apresentou uma reportagem que detalhava todo o processo de depre

dação pela qual a ETE passou ao longo dos anos.

Tempo depois, o tema foi novamente apresentado aos leitores, pois a Prefeitura e a Corsan haviam fechado um acordo para reformar a ETE Passo da Cruz.

A ETE atenderá 30% da cidade e tratará 50 litros por segundo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: Pref. Sapiranga