Sapiranga disponibiliza kit maternidade para gestantes que realizam pré-natal no SUS

Catiana da Silva recebeu a sua bolsa maternidade em uma das últimas consultas do pré- natal, na UBS João Goulart

Sapiranga –  A chegada de um bebê é sempre um momento intenso para qualquer família, principalmente para as mamães. De primeira viagem, ou não, a gravidez é um período de expectativa e muitas mudanças. As consultas pré-natal, disponibilizadas no Sistema Único de Saúde, são muito importantes nessa fase para a saúde de mães e bebês e também como uma preparação para a maternidade.

As gestantes residentes em Sapiranga, que fazem o pré-natal pelo SUS, recebem uma bolsa maternidade, com itens básicos de cuidado, necessários nos primeiros meses de vida.
Esse kit já era disponibilizado na rede de saúde do município (era a bolsa amarela), mas devido às interrupções causadas pela pandemia, a prática esteve interrompida. Neste ano ,a bolsa maternidade foi modernizada e passou a ser mais completa. Ela está sendo entregue desde maio, beneficiando muitas mães e bebês da cidade.
Ao realizar pelo menos sete consultas (seis do acompanhamento pré- natal e uma do puerpério, também chamada de revisão) e uma avaliação odontológica, a mãe pode receber a bolsa na unidade de saúde do seu bairro. Geralmente o kit completo é entregue no encontro final da gestação, antes do parto, ou na primeira consulta do puerpério.

As gestantes que fazem o pré- natal completo podem receber a bolsa maternidade na UBS

A enfermeira da Unidade de Saúde da Família João Goulart, no bairro Amaral Ribeiro, Sandra Cristina Diemer, explica que a iniciativa é muito importante para a comunidade. “Ela ajuda muito as mães que estão em situação de vulnerabilidade e é bem completa, só o termômetro, que é digital, o melhor que tem, ajuda um monte porque algumas mães não têm como adquirir um desses e com criança em casa é um item fundamental”, salienta.

Enfermeira Sandra e a gestante Catiana, que espera pela Ayla

Acolhimento para as gestantes

Nesta semana, Catiana da Silva, de 27 anos, moradora da João Goulart, está realizando as últimas consultas do pré-natal. Ela já está com 34 semanas de gestação e aguarda o nascimento da Ayla Emanuele.
Catiana já é mãe de outras duas crianças, mas, mesmo assim, faz questão de reiterar o quanto o kit maternidade faz a diferença. “É muito bom porque as enfermeiras explicam direitinho, como usar todos os itens, quando a gente tem o primeiro bebê, as vezes, é muita informação”, comenta. A bolsa é entregue para as gestantes que fazem todas as consultas no SUS em alguma unidade de saúde da cidade. Em caso de dúvidas, é só procurar uma enfermeira da UBS e se informar sobre o kit. “É uma baita mão, porque já vem todo arrumadinho e depois a bolsinha tu pode usar tempos, é uma ajuda muito grande para as mães já que é tanta coisa que tem que pensar nessa hora” ressalta Catiana.

A bolsa maternidade possui itens básicos para os primeiros cuidados com o bebê. Ela contém um pacote com 30 fraldas descartáveis, e pomada para assaduras, pacote com cotonetes e gase, que podem ser usados para os primeiros dias, nos quais o umbigo do recém-nascido requer cuidados especiais . Pensando nesta fase, o kit também possui um frasco de álcool 70% e também uma loção oleosa, que serve para o bebê e também para os cuidados com a mama, que pode sofrer lesões durante os primeiros momentos da amamentação.
Um termômetro digital também integra o conjunto, que é uma importante ferramenta na atenção com a saúde das crianças em casa. Além destas peças, a bolsa ainda possui uma parte externa que pode ser usada como trocador.