Sapiranga decide: não retomará as aulas presenciais na rede municipal

Prefeita Corinha e secretária de Educação, Cláudia Foto: PMS

Sapiranga – Sapiranga tomou a decisão final sobre as aulas presenciais. Conforme decreto atualizado na tarde desta quinta-feira, 7, as escolas da rede municipal permanecerão à distância até o final do ano.

 

Nos últimos dias, chegou a ser cogitada a possiblidade de retomar apenas o 9º ano, mas na decisão final, após amplas discussões, a prefeita Corinha Molling, decidiu pelo não retorno presencial. Com isso, as aulas de todas as turmas continuam ocorrendo de forma à distância, como tem sido feito desde o início da pandemia. “Visando preservar a vida e segurança de nossos alunos, professores e funcionários, bem como, procurando evitar o propagação da contaminação do novo coronavírus, as aulas não retornam presencialmente no ano letivo de 2020”, pondera o decreto. A avaliação será através de parecer e o ano letivo encerra em 30 de dezembro. Fica, ainda, autorizado o retorno dos ensinos Médio e Infantil da rede privado em 13 de outubro, sendo este último três horas diárias. Os anos iniciais do Ensino Fundamental privado podem voltar dia 12 de novembro e os finais no dia 28 de outubro.

 

“Não é uma possibilidade para o momento”

Segundo a Secretaria de Educação, o retorno não é considerado uma possibilidade nesse momento, por não ser considerado favorável ao processo de aprendizagem no contexto e condições atuais. “Sendo assim, a preferência é que sigam no formato atual, buscando alternativas para manter o vínculo com a instituição escola e promovendo estratégias para dar suporte e orientações assertivas às famílias e sua organização para o melhor aproveitamento das aulas e/ou atividades on-line, respeitando as limitações e aproveitando as oportunidades para desenvolver habilidades em ambiente familiar”, diz a secretária Cláudia Kichler. Outras questões consideráveis são as que envolvem a segurança e saúde dos alunos, avaliando as exigências quanto a cuidados e uso de materiais de proteção durante o contato em ambiente escolar. “É importante considerar que estamos falando de crianças, é importante lembrar que elas não podem assumir tais responsabilidades, que o planejamento do retorno das aulas presenciais envolve”, completa.