Sapiranga constrói uma nova avenida para desafogar o trânsito, interligar bairro São Jacó, Travessão e área industrial

Sapiranga – Sapiranga segue em ritmo frenético com obras em estradas da cidade. Uma via completamente nova, projetada há muitos anos, a Avenida Teotônio Vilela, está sendo aberta atrás da Metalúrgica Altero, com o objetivo de diminuir o alto fluxo de carros que hoje existe na Rua São Jacó e na Martin Berg.

Conforme Carlos Maurício Regla, secretário de Planejamento, Habitação, Segurança e Mobilidade, a Teotônio Vilela será uma avenida com pista larga, que ligará o Travessão Ferrabraz à área industrial (onde está localizada a Paquetá).

A verba é proveniente de financiamento com Governo do Estado, via PIMES. Regla destaca o planejamento envolvido em obras como esta, avaliada levando em conta critérios de mobilidade urbana da cidade como um todo.

“Temos que pensar que as pessoas precisam se deslocar de um ponto a outro da cidade com segurança, e o asfalto trás isso. É também preciso fazer o fluxo andar. Para isso, desviamos o trânsito com novas pavimentações e deslocamos as pessoas desses nós viários”, explica o secretário.

O financiamento, de R$4 milhões, servirá ainda para outras três ruas.

Financiamento beneficia para mais três ruas

A Teotônio Vilela está em fase de terraplanagem.O financiamento também irá beneficiar as obras na Rua Saturnino de Brito, que ligará a Monte Castelo no bairro Santa Fé, a RS-239, de forma direta. Ainda a Rua Carlos Gilberto Weis, em frente a IFSul, que ligará a RS-239 até a Rua Novo Hamburgo. E a rua Gonçalo Afonso no bairro São Jacó.

Pavimentações são avaliadas de forma criteriosa

A assinatura do contrato de financiamento das obras com o Badesul ocorreu em agosto de 2018. Uma das obras incluídas no pacote é o asfaltamento da Avenida Carlos Gilberto Weiss, em frente ao acesso do campus da IFSul, lateral da RS-239. As obras na via, conforme noticiado pelo Repercussão em janeiro, tiveram início no começo do ano. A Avenida Carlos Gilberto Weiss termina na Rua Novo Hamburgo, ainda sem asfalto. A Administração, conforme informado em janeiro, busca recursos junto ao Governo Federal para que também o trecho da Novo Hamburgo receba asfalto. “Quando falamos de pavimentação asfáltica, destacamos que tratamos essas definições de forma criteriosa. Estamos desenvolvendo obras que vão beneficiar a cidade como um todo, obras que trarão melhoria na mobilidade urbana, as pessoas precisam se deslocar de um ponto a outro da cidade com mais fluidez e segurança. A cidade precisa andar. Ruas locais também serão beneficiadas mas dentro dos critérios técnicos adotados, como as vias principais de um loteamento por exemplo”, avaliou o secretário, Carlos Mauricio Regla.

Texto e Foto: Sabrina Strack